O programa Ganhando o Mundo, da Secretaria de Estado da Educação, é o tema do bate-papo do podcast Notícia Boa Paraná desta quinta-feira (22). Os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho conversam com o coordenador do programa, Marlon de Campos Mateus, e com a estudante Lívia Cavalheiro, que acabou de retornar de um intercâmbio na Austrália.
Criado em 2022, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 alunos da rede estadual de ensino para intercâmbio gratuito, que estudaram por um semestre em escolas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra e França. Além disso, 100 professores e pedagogos viajaram para um intercâmbio pedagógico para a Finlândia e Canadá.
E neste domingo (25), 100 diretores das escolas estaduais embarcam para o Chile para conhecer as experiências educacionais do País, que tem o melhor desempenho da América Latina no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
As diferenças culturais que Lívia encontrou na Austrália, a experiência da primeira viagem de avião desembarcando em um país estrangeiro, do outro lado do planeta, foram alguns dos pontos apresentados pela estudante do Colégio Estadual do Campo Joana Gurski, de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela também destacou o sentimento de se tornar uma cidadã do mundo e dividiu os anseios para o futuro, com a perspectiva de continuar os estudos em outro país.
Marlon falou sobre a responsabilidade da Secretaria da Educação com os alunos espalhados por diferentes continentes, o processo operacional para garantir o sucesso do programa e as oportunidades e expectativas dos estudantes no retorno às suas escolas e cidades. Jovens dos 399 municípios paranaenses já participaram do Ganhando o Mundo, que já está organizando a próxima edição, que vai levar 1.200 estudantes a cinco países de língua inglesa em 2025.
NOTÍCIA BOA PARANÁ – O podcast Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação e pela E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube. Também é possível acompanhar pelas redes sociais do Governo, no Tik Tok, Instagram e Facebook.
Confira o episódio: