A terceira edição do Ganhando o Mundo para países de língua inglesa teve suas inscrições encerradas na semana passada com 12.148 estudantes inscritos, moradores de todas as cidades do Paraná. Após duas edições para países específicos (Canadá e Nova Zelândia) e 100 vagas em cada uma durante 2022, o atual programa do Governo do Estado que leva alunos da rede estadual para estudar fora do país oferta mil vagas para cinco diferentes destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.
Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o intercâmbio começa no início de 2024 e terá a duração de um semestre letivo – que varia conforme o sistema educacional de cada país. A edição é voltada aos estudantes da 1ª série do ensino médio neste ano letivo de 2023, e que cursaram do 6° ao 9° ano do ensino fundamental na rede pública do Estado.
Das mil vagas ofertadas, 399 estão reservadas para os estudantes que obtiverem a maior nota de classificação em cada município do Paraná. Outras 100 vagas são destinadas exclusivamente a alunos beneficiários do programa Bolsa Família, independentemente do município a que pertençam.
Já as demais 501 vagas são voltadas proporcionalmente aos municípios que possuíam número igual ou superior a 100 matrículas no 9º ano do ensino fundamental na data de elaboração do edital nº 72/2022, em novembro do ano passado. O número exato de vagas para cada município pode ser conferido no edital.
Em 358 municípios foram cinco ou mais estudantes inscritos. Em várias cidades a expectativa é de que mais de 20 candidatos concorram, por vaga, como Curitiba, que teve 1.488 inscritos para 59 vagas (ou 60 contando a do Bolsa Família). Esse também é o caso de outros municípios como Apucarana, Campo Largo, Cascavel, Castro, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Maringá, Pinhais, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, entre outros.
- Meio Ambiente: alunos da rede estadual de Antonina ajudam a limpar manguezais
-
Estado oferta seis mil vagas em cursos técnicos para quem concluiu o ensino médio
CRONOGRAMA – A partir da próxima segunda-feira (12) será divulgada a homologação provisória das inscrições, com período de recurso de dois dias úteis. O resultado dos recursos e a homologação final das inscrições acontece a partir da sexta-feira (16).
Para ter a inscrição validada o estudante precisa cumprir alguns requisitos: ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual do Paraná; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular (em 2022); ter sido regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do ensino médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque, também é necessário ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.
Com todos os aptos selecionados, será divulgada então a classificação provisória a partir do dia 23 – com prazo de dois dias úteis para recursos – e uma semana depois (30) serão divulgados os resultados desses recursos e a tão esperada classificação final com os mil selecionados. A convocação nos colégios com entrega da documentação será feita na semana seguinte, a partir de 04 de julho.
CRITÉRIOS – A nota de classificação para selecionar os estudantes vai considerar três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada entre 25 de outubro e 3 de novembro de 2022, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que ele estiver matriculado. A Prova Paraná Mais 2022 terá peso 70 na nota de classificação. Já o Inglês Paraná e o Aluno Monitor terão peso 15 cada um na pontuação total (100).
GANHANDO O MUNDO – O programa foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.
São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no Exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.
EM ANDAMENTO – Além da terceira edição do Ganhando o Mundo para países de língua inglesa, estão em andamento outras versões do programa: o Ganhando o Mundo França e o Ganhando o Mundo Professores – ambos já divulgaram a lista dos selecionados, com 40 estudantes e 96 professores e pedagogos, respectivamente, e têm embarque previsto para setembro deste ano.