A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta quarta-feira (22) a lista de alunos selecionados para intercâmbio na França por meio do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado. Os estudantes da rede estadual embarcarão em setembro para uma experiência de seis semanas no país europeu.
Neste momento, foram aprovados 32 estudantes: 12 do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba), dois do Colégio Estadual Júlia Wanderley (Curitiba), oito do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal (Maringá), sete do Colégio Estadual Vicente Rijo (Londrina) e três do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara (Guarapuava).
Como não houve aprovados suficientes para preencher as vagas pré-estabelecidas dos colégios Júlia Wanderley, Vicente Rijo e Ana Vanda Bassara (seis, oito e seis vagas, respectivamente), haverá uma segunda chamada, para que alunos classificados em outros colégios possam completar as vagas remanescentes (são 40 no total).
O edital da segunda chamada será publicado a partir do próximo dia 30, após a entrega de documentação e assinatura de termos de compromisso dos primeiros 32 alunos convocados.
Mariana Diogo Leite (15) foi uma das aprovadas. Ela recebeu com alegria a notícia de que realizará o sonho de estudar no Exterior. “Espero, dessa experiência, poder aprender sobre novas culturas e ter contato com pessoas de um país diferente, além de aprender uma nova língua e agregar isso ao meu futuro”, diz a aluna do Colégio Estadual Júlia Wanderley.
Seu colega Vitor Ferreira Gomes (16) foi o outro estudante selecionado do colégio. “Me senti realizado, porque uma chance dessas não aparece todo dia”, conta.
Antes de partir para o intercâmbio, os alunos receberão, a partir da segunda quinzena de maio, 40 estudantes franceses, que ficarão hospedados com as famílias dos paranaenses e frequentarão colégios da rede estadual. Depois, em setembro, será a vez dos alunos do Paraná conhecerem as escolas francesas e serem hospedados pelas famílias de lá.
CRITÉRIOS – Puderam participar do processo seletivo os estudantes que estão cursando a 2ª série do ensino médio em 2023 em cinco colégios estaduais que oferecem Celem (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) de francês. São eles: Colégio Estadual do Paraná (Curitiba), Colégio Estadual Júlia Wanderley (Curitiba), Colégio Estadual Ana Vanda Bassara (Guarapuava), Colégio Estadual Vicente Rijo (Londrina) e Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal (Maringá).
Os candidatos também precisavam ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e a 1ª série do ensino médio em uma escola da rede pública estadual do Paraná, além de ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de embarque (até setembro de 2023), ter médias anuais a partir de 7,0 em 2022 em todas as disciplinas da FGB (Formação Geral Básica) e ter frequência a partir de 85%.
Os estudantes que cumpriram todos os requisitos citados foram classificados de acordo com a soma das médias anuais de todas as disciplinas da FGB cursadas em 2022. Então, foram selecionados aqueles com as maiores notas, dentro do número de vagas destinadas a cada colégio.
INVESTIMENTO – O investimento total no Ganhando o Mundo França será de R$ 830 mil. A Seed-PR será responsável pelos custos dos estudantes paranaenses com passagens aéreas, emissão de passaportes e vistos, além dos valores relativos ao deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes e vistos, entrevistas para emissão dos vistos e reuniões de orientação agendadas pela coordenação do programa.
O estudante paranaense que fizer o intercâmbio receberá três bolsas no valor de R$ 800. A primeira (bolsa-instalação) estará disponível antes do embarque e será destinada para cobrir as despesas iniciais. As outras duas (de manutenção) serão repassadas ao decorrer do intercâmbio. Os participantes também terão seguro de viagem e de saúde durante o período que estiverem residindo na França.
INTERCÂMBIO NA FRANÇA – Os intercambistas estudarão na França na modalidade equivalente ao ensino médio, em instituições de ensino indicadas pela Seed. Antes de embarcar, farão um curso de francês oferecido pela secretaria.
O objetivo do programa é possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos alunos, além do desenvolvimento da autonomia e o aperfeiçoamento de outro idioma. Ao retornar, os participantes se tornam embaixadores do programa, compartilhando a experiência com a rede estadual de ensino por meio de diversas atividades.
OUTRO EDITAL – O programa Ganhando o Mundo tem um edital com inscrições abertas até 31 de maio. Essa edição oferta mil vagas para intercâmbio em países de língua inglesa — Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Podem se inscrever os alunos da rede estadual de ensino que cursaram o 9° ano do ensino fundamental em 2022.