Ganhando o Mundo, EJA e outras atividades não param durante o recesso escolar

Mesmo durante o recesso do meio de ano, que começou nesta segunda-feira (8) e vai até dia 24 de julho, diversas ações continuam acontecendo em toda a rede estadual de ensino do Paraná.
08/07/2024 - 14:12

O recesso escolar em toda a rede de ensino estadual começou neste segunda-feira (8) e vai até 24 de julho. O período contempla aproximadamente 1 milhão de alunos e mais de 67 mil professores em todo o Paraná.

Durante o recesso, nos dias 22 e 23, as escolas estarão voltadas para o estudo e planejamento do próximo semestre letivo, quando professores, pedagogos, diretores e colaboradores, se reúnem para definir as diretrizes educacionais a serem aplicadas durante os próximos seis meses de aula.

"Os dias destinados ao estudo e planejamento são essenciais para garantir um segundo semestre produtivo e alinhado com os objetivos educacionais. É uma oportunidade para refletirmos sobre as práticas pedagógicas e ajustarmos o que for necessário para o melhor desempenho dos nossos estudantes", afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Mesmo durante o recesso, diversas ações continuam acontecendo em toda a rede estadual.

GANHANDO O MUNDO – Em fase de convocações, o Ganhando o Mundo 2025 será a maior edição do programa desde o seu lançamento e levará 1.200 alunos da rede de ensino para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil, com todas as despesas pagas. Participaram do processo seletivo 12 mil alunos e, do total de 1.200 vagas abertas, 1.100 já estão preenchidas.

“É importante que os interessados fiquem atentos aos editais, pois os nomes dos convocados estão sendo divulgados semanalmente no site do programa”, reforça Miranda.

Em agosto, mais 50 intercambistas da atual edição embarcarão rumo aos Estados Unidos. Esses estudantes têm o retorno previsto para o início de 2025, enriquecendo sua formação com uma experiência internacional que trará benefícios significativos para suas trajetórias acadêmicas e profissionais.

EJA – Oportunidade para quem deseja retomar e concluir seus estudos e conquistar novas chances no mercado de trabalho, a EJA ofertará neste semestre 40 mil vagas em instituições de 277 municípios, totalizando cerca de 2 mil novas turmas.

A modalidade permite que o interessado retome os estudos do Ensino Fundamental II (anos finais) ou do Ensino Médio e os conclua em menos tempo e, desta forma, obtenha a qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

As inscrições vão até 9 de agosto e podem se matricular estudantes do Ensino Fundamental, com idade mínima de 15 anos completos, e também do Ensino Médio, com, no mínimo, 18 anos completos. A lista de instituições nas quais os cursos poderão ser realizados pode ser consultada AQUI.

JOGOS ESCOLARES – As fases finais dos 70º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) estão prestes a começar. Este evento tem como objetivo promover a prática educacional do esporte, incentivando a participação dos estudantes, fomentando o interesse pelo esporte como ferramenta educativa, promovendo a inclusão de alunos de diversas idades e habilidades, e enriquecendo seu desenvolvimento integral. Com isso, contribui para o exercício da cidadania e a formação de uma sociedade mais inclusiva e consciente.

A competição conta com a participação de 13.000 estudantes-atletas do Ensino Fundamental e Médio, juntamente com seus professores-treinadores. A Fase Final para a categoria de 12 a 14 anos será realizada de 12 a 20 de julho de 2024, em Campo Mourão, com a cerimônia de abertura marcada para o dia 12 de julho, às 19 horas. Já a Fase Final para a categoria de 15 a 17 anos acontecerá de 02 a 10 de agosto de 2024, em Pato BranCo, com a cerimônia de abertura no dia 02 de agosto, também às 19 horas.

JEPS ELETRÔNICOS – Foram prorrogadas as inscrições para os Jogos Escolares Eletrônicos 2024, que conta com disputa em oito modalidades: EAFC 24, Clash Royale, Fortnite, Brawl Stars, Free Fire, League of Legends, Valorant e Just Dance, também nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

Veja as datas limite:

17/07 - Online e Presencial (EAFC, Clash Royale, Brawl Stars e Free Fire) de 15 a 17 anos

07/08 - 100% Online (Fortnite, League of Legends, Valorant)

No dia do evento - 100% Presencial (Just Dance)

As finais de 12 a 14 anos ocorrerão em Campo Mourão (13 e 14 de julho) e de 15 a 17 anos em Pato Branco (3 e 4 de agosto). Nos JEPS Eletrônicos de 2023, foram mais de 3,2 mil participantes nas fases online e presenciais de sete modalidades. A novidade deste ano é a estreia do Valorant na competição.

As inscrições podem ser realizadas, por modalidade, na plataforma dos JEPS Eletrônicos