Dedicadas à criação de ferramentas tecnológicas, as startups Exatamente Soluções e Ebbi Tecnologia, apoiadas pelo programa Paraná Anjo Inovador, do Governo do Estado, têm desenvolvido soluções para facilitar a aplicação de conteúdos educacionais para alunos e professores, por meio de conceitos como gamificação e micro learning.
O apoio financeiro permite que elas expandam a estrutura e aprimorem os produtos. Ambas foram aprovadas no primeiro edital do programa, que tem inscrição para um novo chamamento. O Anjo Inovador é desenvolvido pela Secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital e destina neste novo edital R$ 20 milhões em subsídios para startups paranaenses.
A Exatamente Soluções, de Guarapuava, focada em gamificação e jogos, nasceu a partir de um projeto da pós-graduação de game design, quando os então colegas Danilo Sande, Luiz Eduardo Santana e Fernanda Brito decidiram criar uma forma de ajudar jovens a estudarem de forma mais lúdica.
Um dos principais projetos desenvolvido pela startup é o Nivelamento Online, um jogo que apresenta conteúdos diversos focados nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), por meio de um sistema de perguntas e respostas que inclui vídeos, dicas, missões, sistema de progressão, rankeamento e possibilidade de jogar em grupo.
A ideia é que o jogo melhore o engajamento e o desempenho dos alunos e possibilite que professores possam customizá-lo para selecionar conteúdos específicos e criar listas de exercícios dentro da plataforma. Além da versão online, os professores podem imprimir a versão em cartas para aplicar o jogo de forma analógica.
“O objetivo é que o aluno possa explorar esse universo de conteúdos e conhecimento. Queremos colocar isso cada vez mais em instituições educacionais, não só no Paraná, como no Brasil”, comenta Danilo Sande.
O jogo está disponível de forma gratuita para ser baixado em celulares ou jogado online, em computadores. Em 2023, o Nivelamento Online teve quase 10 mil alunos utilizando a plataforma para estudar.
A startup pretende usar os recursos do Paraná Anjo Inovador para aprimorar ainda mais a plataforma, com a inclusão de inteligência artificial dentro do Nivelamento Online. Isso possibilitará que os alunos façam perguntas e recebam dicas de forma automática com o uso de IA e de chatbots. Além de melhorar a plataforma, o aporte financeiro do programa permitiu que à Exatamente Soluções expandir a equipe da startup.
Segundo Sande, o investimento do Paraná Anjo Inovador foi fundamental para continuar desenvolvendo os projetos da empresa. “Hoje contamos com três programadores, um deles contratado CLT 40 horas, o que antes não era possível. Então, o nosso nível e velocidade de desenvolvimento é maior. Sem dúvida o programa foi muito importante para expandirmos nossas atividades e chegar ao ponto de comercializar nosso produto”, complementa.
- Startup curitibana desenvolve sistema de irrigação para a agricultura familiar
- Apoiada pelo Anjo Inovador, startup de Toledo desenvolve banheiro sustentável para gatos
EBBI TECNOLOGIA – Criada em 2023, pelo engenheiro Heitor Villar e pela administradora Cristiane Bomkoski, a Ebbi Tecnologia, de Curitiba, criou uma plataforma de micro learning para levar mais eficiência no processo de aprendizado dos alunos.
O software desenvolvido pela startup, o Ebbi Edu, usa a técnica de prática distribuída, apresentando os conteúdos de uma disciplina em pequenos blocos e repetindo esses conteúdos em intervalos de tempos, com o objetivo de ajudar na absorção dos temas. O nome da startup é inspirado no psicólogo Hermann Ebbinghaus, o primeiro a estudar a curva do esquecimento e criar um método para armazenar informações a longo prazo e evitar que sejam esquecidas.
No software, os professores podem adicionar conteúdos curtos com vídeos, fotos, áudios e flashcards com questionários sobre o assunto que estiver sendo abordado. O professor consegue definir intervalos de tempo para que esses conteúdos voltem a aparecer, permitindo ao aluno revisar a matéria. Na interface, eles têm acesso a todas as disciplinas e, dentro delas, todos os conteúdos adicionados, podendo acessar pelo próprio celular e sendo um aliado a outras plataformas estudantis.
“A ideia é que quando o aluno estiver começando a esquecer aquele assunto, ele receba esse conteúdo novamente e faça uma revisão. E isso possibilita que não perca as conexões antigas com aquele tema, faça novas conexões e por fim, que ele mande isso para a memória de longo prazo”, explica o sócio Heitor Villar.
Atualmente, o Ebbi Edu está em fase de testes, mas o objetivo é que a plataforma seja oferecida a instituições de ensino e empresas, com um apelo maior para o ensino médio.
Com o aporte do Paraná Anjo Inovador, a empresa irá adicionar novas ferramentas dentro do software, como recursos interativos, questionários com contador de tempo, possibilidade de adicionar vídeos próprio sem a necessidade de usar links externos, além de melhorar a navegação e desenvolver manuais de uso para as instituições e profissionais que usarão a plataforma.
“A iniciativa do Anjo Inovador é muito bacana, porque é a possibilidade de selecionar empresas inovadoras que vão dar um resultado para a sociedade. E especificamente para a nossa empresa vai permitir que a gente desenvolva novas características que vão melhorar a eficiência do Ebbi Edu”, finaliza Villar.