Galeria ao ar livre: obras de Alfredo Andersen estão na praça que leva o nome do pintor

O projeto, que busca aproximar a arte do cotidiano da cidade, está localizado na Praça Alfredo Andersen, entre as ruas Capitão Souza Franco e Augusto Stellfeld, em frente ao Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba.
Publicação
01/10/2024 - 14:10
Editoria

O Museu Casa Alfredo Andersen inaugurou nesta segunda-feira (30) a Galeria da Praça, um espaço a céu aberto que expõe reproduções de 17 obras do pintor Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura paranaense. O projeto, que busca aproximar a arte do cotidiano da cidade, está localizado na Praça Alfredo Andersen, entre as ruas Capitão Souza Franco e Augusto Stellfeld, em frente ao Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba.

As obras selecionadas, incluindo Vista do Alto da Glória e Vila Velha, retratam o antigo cotidiano do Paraná sob o olhar de Andersen, cuja trajetória artística deixou um grande legado na representação da paisagem local e na formação de novos artistas no Estado. O pintor norueguês, que chegou ao Brasil em 1892, encontrou no Paraná o cenário ideal para desenvolver sua arte, influenciando gerações e contribuindo para a consolidação da pintura paranaense.

"Projetos como este tornam a arte mais acessível, integrando o espaço urbano à nossa história da arte. Ao trazer essas imagens para a praça que leva seu nome, o Museu amplia a presença de Andersen na vida da cidade”, disse Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura.

“As reproduções das obras, que dialogam tanto com o entorno natural quanto com o urbano, enriquecem este espaço que pertence a todos e todas. A exposição expande as fronteiras do museu, aproximando a população da cultura. É um espaço lindo, que ganha ainda mais vida com esses trabalhos tão importantes para o Paraná", acrescentou.

Para o diretor do Museu Casa, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto, o projeto é uma maneira de conectar a comunidade com a história da arte paranaense. "A Galeria transforma o espaço público em um museu a céu aberto, permitindo que as pessoas, no seu cotidiano, possam ter acesso a obras que normalmente veriam dentro do museu. Isso gera uma relação mais espontânea e significativa com a cultura", disse.

Wilson Ballão Andersen, bisneto do artista e diretor da Sociedade de Amigos de Alfredo Andersen, compartilhou a emoção de ver as obras de seu bisavô expostas em um local de grande movimentação, especialmente próximo ao Hospital. "Essas obras têm o potencial de trazer um alento aos acompanhantes dos enfermos do hospital, que podem encontrar um pouco de paz e beleza ao caminhar pela praça. Para mim, é ainda mais emocionante ver a obra que retrata minha mãe entre as escolhidas. Isso mantém viva a memória de nossa família e a conexão com a arte de Alfredo Andersen", afirmou.

Serviço:

Galeria da Praça

Mostra de longa duração

Em exibição pela Praça Alfredo Andersen - Entre as ruas Capitão Souza Franco e Augusto Stellfeld, em frente ao Hospital Evangélico Mackenzie – Curitiba

GALERIA DE IMAGENS