G2 Cia. de Dança se apresenta em Vitória e Fortaleza

Companhia celebra 20 anos em 2019 e se consagra como a única companhia de bailarinos master do país. No repertório, duas coreografias aclamadas: La Cena e Blow Elliot Benjamin.
Publicação
07/10/2019 - 10:11
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O G2 Cia. de Dança, companhia de bailarinos master do Teatro Guaíra, se apresenta em outubro em duas capitais do Sudeste e Nordeste do Brasil. Dias 13 e 15 o grupo dança em Vitória e dias 26 e 27 é a vez de Fortaleza (CE). As viagens fazem parte da celebração de vinte anos do G2. No repertório, duas coreografias aclamadas: La Cena e Blow Elliot Benjamin. Nos últimos anos, o grupo vem desenvolvendo uma técnica inovadora que une dança, interpretação e música.

O G2 completa 20 anos em novembro de 2019 e se destaca como a única companhia master do país. Um grupo de ex-bailarinos do Balé Teatro Guaíra desejava continuar nos palcos e resolveu então criar um repertório que envolvesse outros elementos artísticos, como teatro e canto. A bailarina Ana Silva, de 64 anos, por exemplo, é a dançarina com maior tempo em atividade profissional no Brasil atualmente.

A companhia foi criada em dezembro de 1999 e é formada por ex-integrantes do Balé Teatro Guaíra, que se dedicam ao trabalho de pesquisa de movimento e criação coletiva para a montagem de espetáculos. Além de atuarem como intérpretes criadores, os bailarinos unem técnica e maturidade artística na busca de novas estéticas na linguagem da dança contemporânea.

LA CENA - Com texto e direção de Cleide Piasecki, a montagem mescla dança e interpretação para contar a história de um grupo de empregados que preparam a festa de fim de ano de uma mansão. La Cena estreou em 2016 e é inspirado nos contos e personagens de Hoffmann (Quebra-Nozes, Camundongo Rei e o Homem de Areia), de Neil Gaiman (Sandman) e de Serguei Diaguilev (Ballets Russes). O grupo trabalha na mansão do Sr. Stahlbaum e, após alguns incidentes, todos mergulham em um sono profundo que desperta os desejos mais secretos e inconfessáveis pesadelos.

BLOW ELLIOT BENJAMIN - Espetáculo criado em 2011, também com texto e coreografia da diretora teatral Cleide Piasecki. É resultado do trabalho coletivo feito pela coreógrafa com os bailarinos do G2 Cia. de Dança. Entre os personagens da história há um aviador que cai do céu, uma serial killer - Jack o estripador - e uma cantora de ópera que morre dentro de um teatro. A história real de um britânico - Elliot, diagnosticado erroneamente com uma doença terminal - foi o ponto de partida para a montagem.

Na versão do espetáculo idealizado por Piasecki, Elliot abandona o trabalho, deixa de pagar as contas, gasta com festas e extravagâncias e meses depois descobre o falso diagnóstico. Certo dia, em um acidente banal, morre engasgado e seu corpo é enterrado na mesma sepultura do cão, Blow, fiel amigo do coveiro, Benjamin.

SERVIÇO:
Blow Elliot Benjamin

Dia 13 de outubro, domingo, às 20h
Teatro Sesc – Vitória (ES)
Entrada Gratuita

Dia 26 de outubro, sábado, às 19h

Cine Teatro São Luiz – Fortaleza (CE)

Entrada Gratuita

La Cena
Dia 15 de outubro, terça, às 20h
Teatro Universitário UFES – Vitória (ES)
Entrada Gratuita

Dia 27 de outubro, domingo, às 18h
Cine Teatro São Luiz – Fortaleza (CE)
Entrada Gratuita

GALERIA DE IMAGENS