G2 Cia de Dança encerra temporada de "GAG" e já se prepara para nova turnê em 2025

Aclamado pela crítica e o público, espetáculo GAG encantou mais de 5 mil espectadores ao longo de todas as suas exibições. Nesta última temporada no palco do auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) foram mais de 400 espectadores em cada apresentação, em seis dias de espetáculo.
28/10/2024 - 15:50

O espetáculo "GAG - Uma Livre Adaptação de Heinrich von Kleist sobre o Teatro de Marionetes", do G2 Cia de Dança, encerrou sua temporada no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) neste domingo (27), após uma série de apresentações que capturaram a imaginação do público. Aclamado pela crítica e o público, encantou mais de 5 mil espectadores ao longo de todas as suas exibições. Nesta última temporada foram mais de 400 pessoas em cada apresentação, em seis dias de espetáculo em Curitiba.

Agora, o G2 Cia de Dança já traça novos caminhos para 2025. A companhia deve percorrer oito cidades do Paraná, além de levar a produção para São Paulo e Belo Horizonte (MG) no próximo ano.

Inspirado na obra de Kleist e sob a direção de Gabriel Villela, com colaboração de Ivan Andrade, o espetáculo explora o universo do teatro de marionetes, no qual os bailarinos incorporam personagens que refletem a condição humana.

A dramaturgia de Villela é frequentemente comparada ao trabalho de um tecelão, que habilmente manipula os fios da trama para criar um tecido. Em 'GAG', essa trama é evidenciada tanto nos figurinos como na cenografia, compondo uma visualidade singular em que texturas, padrões e referências étnicas formam uma unidade estilística extremamente rica.

“Cada peça do figurino, por exemplo, é artesanal e de uma beleza impressionante, com uma paleta de cores cuidadosamente pensada para cada cena. E foram confeccionadas manualmente em teares e tingidas com corantes naturais em Minas Gerais”, explicou Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra.

A terapeuta holística Marilice Silva, uma das espectadoras desta última temporada, descreveu a experiência como "uma linda viagem pelo imaginário". “Foi uma viagem de cores e sensações. É incrível ver quantas coisas podem acontecer a partir de um ponto de equilíbrio, mas também compreender a importância de cortar os controles quando necessário, mesmo que de forma abrupta”, disse Marilice. Ela ressaltou a trilha sonora e o solo de saxofone como momentos únicos que, segundo ela, "ficarão marcados para sempre".

Para a psicóloga Maria Leonina, "GAG" trouxe uma nova percepção do impacto dos sentimentos humanos. “Não é sobre assistir, entender ou analisar, mas sobre sentir. Os sons, as luzes e as imagens criadas pelos artistas nos preenchem com emoções intensas. As expressões dos bailarinos são tão fortes que a mensagem transborda”, afirmou Maria, destacando como o espetáculo ultrapassa as barreiras do racional para tocar profundamente o emocional.