G2 Cia de Dança do Teatro Guaíra se prepara para espetáculo inédito

Conduzido pelo diretor e dramaturgo Andrei Moscheto, o novo espetáculo vai explorar de forma irreverente a questão do sentido da vida e promete surpreender o público com mais uma abordagem inovadora.
Publicação
11/02/2025 - 17:21
Editoria

O G2 Cia de Dança do Teatro Guaíra estreia em 2025 um espetáculo inédito que promete surpreender o público com mais uma abordagem inovadora. Conduzido pelo diretor e dramaturgo Andrei Moscheto, o novo espetáculo vai explorar de forma irreverente a questão do sentido da vida

O processo de criação do novo trabalho do G2 teve início em novembro de 2024 e os ensaios começaram neste mês. Inspirada no traço crítico do cartunista Quino – criador da icônoca personagem Mafalda –, no humor surreal do grupo britânico Monty Python e na estrutura narrativa do canovaccio da Commedia dell'arte, a obra aposta na improvisação e na interação entre os artistas

“Estamos desenvolvendo um trabalho que aproveita ao máximo a criatividade dos bailarinos do G2, com uma narrativa não linear, repleta de humor e nonsense. O objetivo é despertar reflexões sobre a existência por meio do riso”, afirma o diretor Andrei Moscheto.

Ele, que está há mais de 25 anos à frente do grupo Antropofocus, explica que o espetáculo ainda não tem um título definido, mas provisoriamente tem o nome “Uma Odisseia Patética,” unindo teatro, dança e humor. “Possivelmente este seja o subtítulo desta obra, que será construída junto com o G2”, explica o diretor.

Diferente das produções convencionais, a odisseia patética de Moscheto deve apostar em cenografia minimalista, com uso poucos elementos cênicos, que poderão ser transformados ao longo da encenação. A expressão corporal dos bailarinos e a imaginação do público serão os principais condutores desta experiência teatral.

Outro diferencial está na trilha sonora e sonoplastia originais, compostas especialmente para o projeto, criando uma ambientação sonora que dialoga com o ritmo das cenas e acentua o humor da peça. A dramaturgia se baseia em relatos do cotidiano, dando voz a personagens errantes e suas vulnerabilidades. “Queremos contar histórias que dialoguem com o público, provocando empatia e riso simultaneamente”, explica Andrei Moscheto. O espetáculo deve estrear ainda no primeiro semestre de 2025.

GAG - Além desse novo espetáculo que deve estrear ainda no primeiro semestre de 2025, o G2 vai percorrer oito municípios do Paraná com o consagrado espetáculo GAG, com direção e figurinos de Gabriel Vilela. As apresentações serão em Guarapuava, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Apucarana, Maringá e Castro.

“O G2 tem uma história de mais de 25 anos e reafirma sua vocação para a experimentação artística, expandindo os limites entre teatro, dança e comédia. Com certeza será mais um grande espetáculo deste grupo brillhante” destacou o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaira, Aldice Lopes.

GALERIA DE IMAGENS