Fundação Araucária ganha novo nome público com outra identidade visual

Agora a instituição se posiciona como Araucária - Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, pois assumiu um papel mais amplo que o de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, atuando em frentes como a criação dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs).
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28/09/2023 - 10:30

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A Fundação Araucária ganhou uma nova logomarca e um novo nome público nesta semana, mantendo a sua razão social. Agora a instituição se posiciona como Araucária - Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, pois assumiu um papel mais amplo que o de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, atuando em frentes como a criação dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), que atuam também no desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado.

A marca é a representação visual dessa mudança. Criada nos anos 2000, ela sofreu mudanças sutis ao longo de duas décadas, mas desta vez passou por um banho de loja definitivo. A nova marca alia tradição e contemporaneidade, tem o desenho de um pinhão e agrega as cores verde e azul, as principais utilizadas nas artes visuais do Governo do Estado.

O design foi construído ao longo dos últimos meses e contou com a participação de todos os colaboradores. Foram apresentadas dez opções e um colegiado selecionou aquelas que mais se aproximavam do conceito almejado. Após uma votação interna entre três marcas, uma foi eleita pela maioria dos colaboradores. Além do desenho, a marca exibe apenas o nome “Araucária”, o que confere mais objetividade à comunicação e ações de internacionalização.

“Queríamos algo moderno e que remetesse ao Estado. Agora nossa marca tem um símbolo, que é o pinhão, semente da araucária, e que também é a árvore símbolo do Paraná”, ressalta o presidente da Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, Ramiro Wahrhaftig.

“Após mais de 20 anos, o logotipo já não passava mais a ideia de inovação, que sempre fez parte da alma da instituição. Havia a necessidade de uma atualização”, comenta o designer gráfico Marcelo Barão, servidor da instituição há 22 anos. “A nova marca traz consigo toda a história das marcas antigas preservadas em detalhes. Por outro lado, a tipologia adotada ajuda a passar contemporaneidade”.

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