Forças de segurança realizam
ação contra crimes em São
José dos Pinhais

Município da Região Metropolitana de Curitiba participa da força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça. Nesta ação, foram presos membros de torcida organizada que ameaçavam e agrediam rivais.
08/04/2021 - 16:50

Integrantes da Força Nacional, da Polícia Civil do Paraná e da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, que atuam no projeto Em Frente Brasil, participaram de uma ação no município da Região Metropolitana de Curitiba. Foram presos quatro homens. Os mandados judiciais de busca e apreensão e de prisão foram expedidos pela Justiça e a ação aconteceu nesta quarta-feira (7).

São José dos Pinhais está entre os municípios brasileiros incluídos na Força-Tarefa Em Frente Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná. A força-tarefa envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional com as forças federais, estaduais e municipais para combater a criminalidade e, também, de atividades de inclusão social.

Na ação desta quarta-feira, as equipes policiais prenderam quatro homens, (de 38, 34, 27 e 24 anos), investigados pela prática de associação criminosa, roubo e disparo de arma de fogo.

Os presos têm envolvimento em dois crimes distintos ocorridos em fevereiro e março deste ano. Os investigados são integrantes de uma torcida organizada de futebol e teriam agido contra torcedores de outro time de Curitiba.

De acordo com a Polícia Civil, o primeiro fato aconteceu no dia 05 de fevereiro no bairro Cidade Jardim, quando os quatro presos nesta ação e outros envolvidos, ainda não identificados, foram até a residência de uma vítima, fizeram ameaças, depredaram e atiraram contra a casa. A vítima, que estava com a esposa e filhos, conseguiu se esconder em um dos cômodos até a chegada da polícia. Os agressores fugiram do local, mas foram identificados pelas vítimas e testemunhas.

O segundo fato, envolvendo os mesmos integrantes da torcida organizada, aconteceu em 27 de março. Os quatro homens e outros dois, ainda não identificados, agrediram e levaram os pertences de duas vítimas, que seriam torcedores de time rival. O fato ocorreu também ocorreu no bairro Cidade Jardim, onde as vítimas foram socorridas por um homem, que passava pelo local com um cão da raça pitbull, que conseguiu afastar os agressores.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, em ambos os casos, após as práticas delituosas, os agressores fizeram postagens na internet, com ameaças às vítimas, além de se enaltecerem pelas ações criminosas.

Na manhã desta quarta-feira, durante as buscas feitas pelas forças de segurança nas residências dos suspeitos, foi encontrada grande quantidade de material da torcida organizada. E em uma das residências as equipes acharam um “soco inglês”, além de maconha fracionada para venda.