Fomento detalha nova linha de crédito para taxistas em entrevista na TV Paraná Turismo

A abertura da linha Fomento Turismo tem por objetivo dar mais segurança e conforto na prestação do serviço de táxi em todo o Estado. O Paraná tem cerca de 10 mil veículos habilitados para atuar como táxis, de acordo com dados do Detran.
05/08/2024 - 16:20

O Governo do Estado abriu uma linha de crédito de cerca de R$ 50 milhões, por intermédio da Fomento Paraná, para financiar a renovação da frota de táxis nos municípios paranaenses. A instituição financeira estadual também comemora a marca recorde de liberação de crédito em um único mês para pequenos negócios, alcançada em julho, superando R$ 30 milhões.

Estes foram os destaques apresentados pelo gerente de Mercado da Fomento Paraná, Luciano Martins, nesta segunda (5), em entrevista no programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo.

“Esta é uma linha destinada ao titular ou permissionário da autorização de atuar com táxis nos municípios. O motorista, ou a motorista, pode buscar o atendimento na Fomento Paraná, que atua hoje presencialmente em 338 cidades, através da parceria com as prefeituras, e em Curitiba, na própria sede da Fomento”, explicou Martins. “A linha financia apenas veículos zero quilômetro, mas também permite financiar adequações, como uso de combustível GNV, por exemplo, ou adaptações para atender a pessoas com necessidades especiais”.

A linha de crédito financia até 80% do valor de um veículo novo, limitado a R$ 80 mil. O financiamento tem juros subsidiados pelo Governo do Estado com taxa a partir de 1,13% ao mês, pelo Banco do Empreendedor. Para as taxistas mulheres, a taxa é mais baixa, a partir de 0,99% ao mês, pelo Banco da Mulher Paranaense.

Podem ser financiados veículos novos, de passageiros ou de uso misto, movidos a combustão, e sistemas híbridos ou elétricos. O crédito também pode ser usado para conversão de motores para uso de Gás Natural Veicular (GNV) e para adaptar o automóvel para transporte de pessoas necessidade especiais ou deficiência.

O prazo para pagamento é de até 60 meses, com um mês de carência. Para veículos 100% elétricos e híbridos, ou adaptados para transporte de pessoas com necessidades especiais, o prazo pode ser estendido até 72 meses.

MELHOR JULHO – Outro destaque da entrevista foi o recorde alcançado na liberação de crédito da Fomento Paraná no mês de julho, entre recursos próprios ou captados. Foram R$ 30,6 milhões para atender 1.060 contratos com empreendedores e empreendedoras informais, microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de micro, pequeno e médio porte, instalados em 176 municípios paranaenses.

“Esses números são a comprovação de que uma estratégia definida, para que a Fomento Paraná leve o crédito principalmente aos pequenos negócios, começando pelo informais e MEIs, em todo o Estado, vem funcionando muito bem”, afirmou Martins. “Nós ampliamos muito a rede de parcerias com as prefeituras. Saímos de 179 parcerias para 338 em cinco anos, o que fez com que o recurso chegasse mais próximo”.

Ainda segundo o gerente, o uso do crédito orientado vem tornando a Fomento Paraná cada vez mais conhecida. “Esse é um crédito em que o empreendedor tem mais informações sobre qual é o benefício que ele pode ter buscando um crédito com juro mais baixo e prazo mais longo, que é diferente do sistema financeiro comercial”, explicou.

A Fomento Paraná tem taxas de juros diferenciadas no microcrédito, que é o principal produto da empresa. São operações em valores até R$ 20 mil, que tem taxa melhor para empreendedoras mulheres, e desconto no pagamento da taxa para quem apresenta um certificado de participação em cursos de gestão empresarial, como os do Sebrae/PR, do Paraná Empreende Mais e do Bom Negócio.

A instituição também oferece linhas de crédito que partem de R$ 20 mil e podem chegar a R$ 20 milhões, mas o principal foco da instituição é a micro e pequena empresa. “Em resumo, os números de julho significam que a gente está ocupando um espaço que é necessário e importante para a retomada da economia a partir de um crédito mais direcionado ao micro e pequeno empresário”, acrescentou.

Confira a entrevista: