A Prefeitura de Jaguariaíva, no Norte Pioneiro, é a mais nova parceria da Fomento Paraná no programa Banco do Empreendedor. A prefeita Alcione Lemos assinou nesta quinta-feira (19) o termo de cooperação técnica que permite ao município manter agentes de crédito credenciados e habilitados para atuar na intermediação de propostas de empréstimos de microcrédito.
Assinatura ocorreu na Casa da Cultura, durante a passagem do diretor-presidente Heraldo Neves, do diretor de Operações do Setor Público, Wellington Dalmaz, e da assessora Emilia Belinati, que nesta semana percorrem a região do Norte Pioneiro do Estado para uma série de agendas com prefeitos e lideranças empresariais.
Participaram o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Adilson Félix, e o presidente da Câmara Municipal, José Marcos Pessa Filho. A nova agente de crédito do município será Pamela Domingues Vieira, que já passou pelo curso de formação de agentes realizado em parceria entre Fomento Paraná e Sebrae.
“Realizamos pela primeira vez uma parceria com o município de Jaguariaíva e agora os empreendedores locais já podem acessar o Banco do Empreendedor e o Banco da Mulher Paranaense e outras linhas disponíveis pela Fomento Paraná”, afirma Heraldo Neves. “Abordamos também a Associação Comercial e Industrial no sentido de outra parceria para levarmos operações de crédito maiores, de até R$ 1,5 milhão”.
As reuniões com prefeitos e lideranças atendem a uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e compõem uma estratégia para ampliar as parcerias e o alcance da instituição no Estado, e assim levar crédito em condições acessíveis para apoiar a retomada da atividade econômica, fortalecendo especialmente os pequenos negócios, que são grandes geradores de emprego e renda.
Os diretores também apresentam as diferentes linhas de crédito públicas e privadas disponíveis e o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado junto às prefeituras para melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida da população.
ARAPOTI — Ainda na quinta, a Fomento Paraná renovou a parceria com o município de Arapoti. O prefeito Irani José Barros assinou o termo de cooperação com o diretor-presidente, Heraldo Neves, e o diretor de Operações do Setor Público, Wellington Dalmaz.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Luana Grockotzki Goulart, a presidente da Associação Comercial (Acisa), Patrícia Kotarski, e o agente de crédito Cleyton Garcia participaram da reunião para debater projetos e outras possibilidades de parcerias.
APOIO AO TURISMO — O percurso da semana dos diretores da Fomento Paraná incluiu ainda as cidades de Wenceslau Braz, Carlópolis e Andirá.
Em Wenceslau Braz, nesta sexta-feira (20), o encontro foi com o prefeito Atahyde Ferreira dos Santos Junior, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Fábio Machado de Almeida, a agente de crédito local, Maria Benedita Nesio, e a secretária executiva da Associação Comercial (Acebraz), Adriana Cristina Ferreira.
Em seguida o grupo da Fomento Paraná foi a Carlópolis para uma conversa com o prefeito Hiroshi Kubo. O município receberá uma ação da Caravana do Turismo, em outubro, visando estimular o potencial turístico da região. Participaram também os secretários municipais da Fazenda, Gilson Corradi, da Indústria e Comércio, Felipe Sales, o presidente da Associação Comercial (Acec), João Kleber, e os agentes de crédito que atuam na intermediação de operações de microcrédito para a Fomento Paraná no município, Flávia Regina dos Santos e Francisco Paiva Neto.
Em Andirá o encontro foi com a prefeita, Ione Abib, e o secretário de Finanças, Dirceu Luiz, com presença do presidente da Associação Comercial (Acead), Paulo Sérgio da Silva, com o preposto da Fomento na entidade, Elves Trabaquini.
O município, de aproximadamente 20 mil habitantes, tem interesse em linhas de crédito voltadas a estimular o segmento de turismo, como forma de apoiar o empresariado que atua nas rotas de turismo rural da região, atuando em parceria com outras entidades, como o Senar e o Sindicato Rural, e no turismo religioso, com a Rota do Rosário, que passa por várias cidades da região.