Fomento Paraná e Sebrae/PR promovem entre os dias 1º e 24 de abril, nas cidades de Cascavel (1º), Pato Branco (3), Maringá (8), Londrina (10), Ponta Grossa (23), e Curitiba (24), uma rodada de seis encontros regionais envolvendo agentes de crédito e correspondentes da Rede de Parceiros. O intuito é fortalecer a capacitação de agentes para promover o acesso consciente ao crédito e, assim, impulsionar o crescimento dos pequenos negócios.
Atualmente a Rede de Parceiros da Fomento Paraná conta com 392 agentes de crédito atuando em 274 municípios, além de mais de 200 correspondentes credenciados no Estado. Ao longo de 2024, a rede de agentes foi responsável pela destinação de mais de R$ 84 milhões em crédito para cerca de 7,8 mil contratos de microcrédito para estabelecimentos de 331 municípios, referendando a importância do crédito como política pública e colocando o crédito orientado à disposição dos empreendedores nas cidades paranaenses.
O diretor-presidente da Fomento Paraná, Vinícius Rocha, explica que os encontros regionais de agentes são parte de um processo contínuo de capacitação e melhoria do processo de concessão de crédito e do modelo de trabalho da instituição em parceria com os municípios.
“Levamos aos agentes de crédito as palestras e dinâmicas, falamos de resultados e de planejamento de ações, mas também colhemos sugestões e mostramos as melhorias adotadas a partir de sugestões deles e da troca de experiência entre a instituição e quem atende o empreendedor lá na ponta”, afirma Rocha.
“Neste ano também vamos ampliar a discussão sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, e mostrar de que forma isso pode interferir na atividade econômica local e na qualidade de vida das pessoas”, acrescenta.
De acordo com o coordenador estadual de Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Amberson Bezerra, o encontro busca a capacitação dos agentes para que eles possam levar um crédito ainda mais orientado, eficaz e sustentável.
“São momentos de trocas de experiências, atualização e fortalecimento da rede de agentes de crédito. Além de receberem novos conhecimentos sobre crédito e boas práticas, eles saem mais preparados para orientar os empresários com maior segurança e eficiência. Esses momentos também ajudam a alinhar estratégias e reforçar o papel deles na concessão de crédito", afirma.
Para o coordenador, mais do que a concessão de crédito, os agentes são promotores da transformação da economia. “Compreendo que eles não apenas informam sobre as linhas disponíveis, mas orientam sobre o uso deste benefício de forma responsável, sendo fundamentais no apoio à tomada de decisões por parte do empreendedor e nos caminhos a serem seguidos, de modo que fortaleçam os seus negócios sem comprometer a saúde financeira. A prova do grande êxito são os resultados obtidos, frutos desta parceria do Sebrae com a Fomento Paraná", acrescenta Silva.
- Contratação homologada: Governo anuncia implantação do primeiro Hub de GovTechs
- Encontro com 130 primeiras-damas fortalece diálogo entre Estado e municípios
PROGRAMAÇÃO – Na programação dos encontros, está a recepção dos agentes em cada uma das cidades com um café da manhã. Em seguida, serão debatidos resultados, novidades e desafios com ênfase no programa Mais Finanças. Na parte da manhã, estão previstos ainda um panorama conduzido pela Fomento Paraná e uma atividade prática.
No período da tarde, acontecem debates sobre o código de ética e compliance, canal de denúncias e prevenção sobre crimes de lavagem de dinheiro. Na sequência, será realizada uma sensibilização sobre a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Encerra o encontro a palestra baseada no livro “A Boa Sorte", com foco na transformação da realidade, ministrada por Luciano Martins, gerente de Mercado da Fomento Paraná.