A rede de agentes de crédito da Fomento Paraná contratou mais de R$ 100 milhões em operações de microcrédito e de capital de giro, acima de R$ 20 mil, atendendo quase 7,8 mil pequenos negócios no período de janeiro a outubro de 2024. Este é um dos resultados que a Fomento Paraná e o Sebrae-PR comemoram na 9ª edição do Encontro Estadual de Agentes de Crédito, que acontece de 26 a 28 de novembro, em Foz do Iguaçu, com mais de 270 participantes.
O objetivo do encontro é fortalecer a atuação do agente crédito para impulsionar o desenvolvimento municipal. A rede de agentes da Fomento Paraná conta com aproximadamente 450 profissionais atuando em 338 municípios, nas Salas do Empreendedor, Agências do Trabalhador e outras estruturas das prefeituras.
“Esse encontro é para um reconhecimento e aproximação com a rede, juntamente com o Sebrae, nosso parceiro de primeira hora, para mostrar o resultado do trabalho do último ano e a importância do agente de crédito para o empreendedor paranaense”, afirma Vinícius Rocha, diretor-presidente da Fomento Paraná.
“O Governo do Estado vem priorizando o acesso ao crédito, para que o empreendedor tenha mais ferramentas. Esse é um crédito que está pulverizado, de operações de mil reais até algumas dezenas de milhares, e está chegando em todas as regiões do Estado”, completa.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, 2024 foi um ano histórico para parceria entre as instituições. “Temos mais agentes de crédito, mais cidades operando e, principalmente, o cuidado em capacitar melhor o empresário para que esse crédito seja um crédito consciente e gere um melhor resultado nos negócios. Por isso, identificamos e traçamos as metas, trabalhamos em conjunto com a capacitação continuada para expansão do acesso ao crédito”, destaca.
Para o gerente de Mercado da Fomento, Luciano Martins, o encontro é uma possibilidade de trazer de maneira mais direta alternativas, facilidades, ferramentas e informações e instrumentos para que o agente cada vez mais consiga lidar com o crédito orientado e consciente. “É o crédito para que o empreendedor tenha no agente de crédito uma referência positiva na hora de buscar o apoio financeiro para os seus negócios”, declara.
ACREDITA - O encontro contou com uma palestra do ex-jogador de futebol Raí, campeão do Mundo com a Seleção Brasileira em 1994, que foi escolhido para ser o embaixador do Programa Acredita, do Sebrae. O foco do programa é oferecer crédito com taxas de juros diferenciadas para os pequenos negócios, incluindo usuários do CadÚnico, que terão acesso a microcrédito orientado.
Valdir Oliveira, gerente de Capitalização do Sebrae Nacional, apresentou o programa Acredita que está sendo implementado em todo o Brasil. Ele enfatizou o papel dos agentes, cujo trabalho realizado no Paraná pela Fomento Paraná e pelo Sebrae/PR é referência para o País. “O Paraná realiza um trabalho belíssimo, que serve de exemplo por conta da parceria efetiva que surgiu. Tanto é que hoje temos representante de outros estados que estão vindo conhecer o que é feito aqui”, destacou.
- Agências do Trabalhador colocaram 150,2 mil pessoas em vagas de emprego em 10 meses
-
Lote 3 das novas concessões rodoviárias do Paraná prevê duplicação da Rodovia do Café
25 ANOS – Durante o evento foi apresentada ainda a logomarca da Fomento Paraná em comemoração aos seus 25 anos. A marca, que será usada em diversos materiais, carrega uma simbologia voltada às questões de ESG, sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). O objetivo é demonstrar os esforços que a Fomento Paraná vem desenvolvendo para melhoria de processos de modo a minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável e manter os melhores processos de administração.
LIVRO DO MICROCRÉDITO – Nesta edição do evento ocorre também o lançamento da 4ª edição do Livro do Microcrédito, que traz uma coletânea de histórias de boas práticas de sustentabilidade de empreendedores tendo como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.