O final de semana no Museu Paranaense será instigante para todos os apaixonados por plantas e paisagismo. De sexta (29) a domingo (1) o museu promove três exibições gratuitas do documentário “Filme Paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx”. Dirigido por João Vargas Penna, o registro é um verdadeiro passeio pela produção e personalidade do multiartista, considerado um dos paisagistas mais influentes do século XX, apresentando suas ideias e lembranças em uma sucessão de paisagens sensoriais.
A primeira exibição, na sexta-feira, às 19h, contará com a presença do diretor João Vargas Penna, e logo após haverá um bate-papo com mediação do arquiteto e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, Paulo Chiesa. Para assistir ao documentário e participar do bate-papo não é necessário inscrever-se previamente. As demais sessões serão no sábado (30), às 18h, e no domingo, às 15h.
A liberação dos lugares iniciará 30 minutos antes de cada exibição, por ordem de chegada, até completar a capacidade da sala Lange de Morretes.
PALESTRA E CAMINHADA – Em parceria com o Observatório do Espaço Público, laboratório vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo e ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da UFPR, o MUPA promove no sábado duas atividades para pensar questões relacionadas à paisagem, arborização, registro e percepção dos elementos vegetais no cotidiano da cidade.
A primeira, marcada para as 14h30 no Museu, será a palestra “Espaços públicos e arborização: planejando um futuro urbano mais verde”, com o arquiteto e professor Alessandro Filla e o pesquisador Mario Henrique Pavanelli. O público poderá acompanhar reflexões a respeito da relação entre os espaços urbanos e a sustentabilidade, os benefícios do contato dos cidadãos com a natureza nos perímetros urbanos e debates sobre planejamento ambiental das cidades.
Logo após a palestra, às 15h30, o público será convidado a participar da chamada caminhada exploratória “Caminhando e registrando a vegetação na paisagem de Curitiba”, com Alessando Filla e o pesquisador Ewerton Lemos Gomes.
Trata-se de um percurso fotográfico que tem o objetivo de aguçar os sentidos para o elemento vegetal no cotidiano da cidade: olhar para a presença da vegetação e sua contribuição nem sempre harmônica na relação entre o urbano e a natureza. Percorrendo o Centro de Curitiba, serão destacadas situações que estimulem o ato consciente de “ver” o espaço e a natureza que nos cerca.
Não é necessário inscrever-se previamente. Basta chegar no MUPA até as 15h30. O local de encontro é a sala Lange de Morretes, no andar inferior do Anexo.
PROGRAMA PÚBLICO – Os eventos fazem parte do Programa Público “Se Enfiasse Os Pés Na Terra: relação entre humanos e plantas”, uma agenda promovida pelo MUPA que segue até o final de maio de 2022. Acesse a programação completa AQUI.
Serviço:
Exibição gratuita do documentário “Filme Paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx”
- Sexta-feira, 29 de abril, às 19h
Na sequência, um bate-papo com o diretor (atividade com intérprete de libras)
- Sábado, 30 de abril, às 18h
- Domingo, 01 de maio, às 15h
Sala Lange de Morretes do Museu Paranaense
Não é necessário inscrição. Liberação dos lugares 30 minutos antes, por ordem da chegada
Palestra “Espaços públicos e arborização: planejando um futuro urbano mais verde”
- Sábado, 30 de abril, às 14h30
Não é necessário inscrição. Liberação dos lugares a partir de 14h, por ordem de chegada (atividade com intérprete de libras).
Caminhada exploratória “Caminhando e registrando a vegetação na paisagem de Curitiba”
- Sábado, às 15h30
Não é necessário inscrição. Chegar no MUPA até as 15h30
Encontro na sala Lange de Morretes, no andar inferior do Anexo
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, Alto São Francisco – Curitiba