A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) lançou nesta sexta-feira (28), véspera de Carnaval, a campanha Fim da Linha para o Assédio, uma iniciativa para combater a violência e o assédio contra as mulheres no transporte coletivo metropolitano.
A campanha já faz parte das ações do Mês da Mulher, que inicia neste sábado (1), e visa conscientizar a população, incentivar a denúncia de casos de importunação sexual e promover a segurança das usuárias do sistema. Materiais informativos desenvolvidos em parceria com a Secretaria da Comunicação foram fixados nos ônibus.
O assunto é importante porque dados de bilhetagem indicam que 59% dos usuários do transporte público gerenciado pela Amep são mulheres. A campanha busca sensibilizar a sociedade e operadores do transporte sobre a importância do respeito.
- Carnaval sem assédio: saiba como denunciar importunações durante a folia
- Licitação do "novo Contorno Sul" de Curitiba recebe propostas de seis concorrentes
"Garantir um ambiente seguro para as mulheres é uma prioridade. Essa campanha incentiva a denúncia e a punição dos agressores, mas também pretende gerar um alerta para promover uma mudança cultural", destaca o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos. "O transporte coletivo tem que ser um espaço seguro e igualitário para todas as mulheres".
Além dos cartazes, a Amep também vai divulgar a ação nas redes sociais. "Queremos que a população apoie essa causa, denunciando casos de assédio", afirma Santos.