Filmes paranaenses que têm apoio do Estado estreiam na Mostra de Cinema de Tiradentes

O longa-metragem "Foram os sussurros que me mataram" está entre os selecionados em um dos 12 editais da Lei Paulo Gustavo no Paraná. O documentário "Lista de Desejos Para Superagüi" recebeu incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o Profice.
Publicação
24/01/2024 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Duas produções cinematográficas paranaenses estreiam na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, um dos eventos mais importantes do setor no Brasil. A mostra começou no dia 19 de janeiro e termina neste sábado (27). O longa-metragem "Foram os sussurros que me mataram" está entre os selecionados em um dos 12 editais da Lei Paulo Gustavo no Paraná. O documentário "Lista de Desejos Para Superagüi" recebeu incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o Profice.

O primeiro foi o longa-metragem ficcional “Foram os sussurros que me mataram”, do diretor Arthur Tuoto. Com roteiro de autoria própria do diretor, o filme é estrelado pela atriz Mel Lisboa e é um dos projetos selecionados pelo Edital Audiovisual 4 – Licenciamento e Distribuição, com recursos da Lei Paulo Gustavo no Paraná.

Já “Lista de desejos para Superagüi”, realizado por Pedro Giongo, concorre ao prêmio Troféu Barroco, da Mostra de Cinema de Tiradentes. A exposição competitiva é dedicada a realizadores com até três longas-metragens na carreira. O documentário de Giongo retrata o pescador Martelo e a comunidade de Superagui - ilha de Guaraqueçaba, no Paraná, situada próximo à divisa com São Paulo. O filme foi produzido com recursos do Profice.

O diretor de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura da SEEC, André Avelino, lembra que uma das linhas da atual gestão da pasta é a promoção de políticas públicas em favor do setor audiovisual, fortalecendo a economia criativa e as produções locais. “Ter que produções paranaenses, incentivadas por programas do Governo do Estado em mostras como esta demonstra a importância do apoio, via fomento, para o desenvolvimento setor audiovisual paranaense”, afirma.

Além das políticas de fomento, em 2023 a Secretaria da Cultura criou a PrFilm Commission, um programa que tem como objetivo atrair e facilitar a produção de filmes, séries, documentários, clipes e outros produtos audiovisuais em solo paranaense. A PrFilm Commission atua como facilitadora em diferentes pontos da cadeia produtiva cinematográfica: do cadastro de fornecedores à tramitação burocrática de permissões para filmar em local público; de suporte para festivais e distribuição de títulos já finalizados até o incentivo ao ensino, pesquisa e extensão acadêmica.

MOSTRA DE TIRADENTES – A Mostra de Cinema de Tiradentes é um dos principais eventos cinematográficos do Brasil e apresenta ao público a diversidade da produção audiovisual brasileira. A programação é abrangente e gratuita, coloca o cinema em diálogo com outras artes e tem atrações artísticas para todas as idades. Além disso, a mostra tem o intuito de criar uma relação horizontal entre cineastas, espectadores e críticos. Para ampliar a experiência, diversas sessões contam com debates com a presença de diretores, equipes de produção e críticos convidados.

LEIS DE INCENTIVO – O Profice é o maior programa de fomento à cultura do Paraná. Por meio da renúncia fiscal de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS) possibilita a valorização, a produção, a difusão, a circulação, a pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Estado. Já a Lei Paulo Gustavo destinou, em 2023, mais de R$ 100 milhões ao Paraná. Com o recurso, a SEEC desenvolveu 12 editais, sendo quatro deles voltados inteiramente ao setor audiovisual.

GALERIA DE IMAGENS