Festival de Curitiba, com tributo a Dalton e Ray Charles, e novas oficinas agitam a agenda cultural

Um dos grandes destaques da agenda cultural da semana é o Festival de Curitiba. Ao longo dos próximos dias, ele dá as caras com as apresentações do “Prima Facie”, estrelado por Débora Falabella, “Ray - Você não me conhece”, em homenagem ao músico Ray Charles, e “Daqui Ninguém Sai”, novo espetáculo do Teatro de Comédia do Paraná (TCP).
Publicação
21/03/2025 - 08:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Um dos grandes destaques da agenda cultural da semana é o Festival de Curitiba. Ao longo dos próximos dias, ele dá as caras com as apresentações do “Prima Facie”, estrelado por Débora Falabella, “Ray - Você não me conhece”, em homenagem ao músico Ray Charles, e “Daqui Ninguém Sai”, novo espetáculo do Teatro de Comédia do Paraná (TCP).

Promovida pela Biblioteca Pública do Paraná (BPP), a ocupação Mulheres Arquivadas segue com várias atividades para esta semana, com exposições, mesa de conversa, oficinas e lançamento de livro. Além disso, a Biblioteca também tem eventos para todos os públicos e idades, como o encontro de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos e o Cine Inclusivo, com sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) tem novas atividades que iniciam a partir desta sexta-feira (21) com oficina de Stop Motion. Já na próxima quinta-feira (27) tem roda de conversa que debate a história da minissaia, com visita guiada pelas exposições do museu e debate coordenado pela pedagoga Adriana Oliveira.

O Museu Paranaense (Mupa) oferece oficina de dança na sexta-feira (21), visita mediada no sábado (22) e o início de uma série de peças-instalações intitulada “O COVEIRO” a partir do dia (26). As peças formam uma intersecção entre teatro, artes visuais e cinema e integram a Mostra Interlocuções, do Festival de Curitiba, com entrada livre e gratuita.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inicia as atividades nesta sexta-feira (21) com mesa-redonda com especialistas para debater e celebrar a obra de Miguel Bakun. Já na quarta (26), o Setor Educativo promove uma mediação sobre as esculturas de artistas mulheres pertencentes ao Acervo do MON. No mesmo dia, na quarta, o museu oferece a oficina “Expressão Híbrida: Diálogos entre Performance e Arquitetura”, que pensa no corpo humano como suporte para expressão criativa.

O Teatro Guaíra tem com o concerto Série Ouro, em comemoração aos 40 anos de história da Orquestra Sinfônica do Paraná. Também no final de semana, o auditório do Guairão também terá o espetáculo “Minha Vida em Marte”, com Mônica Martelli, e o humorístico “Gashi: o show - Gabriel e Shirley”.

Confira a programação completa:

Festival de Curitiba

O 33º Festival de Curitiba, evento cultural consolidado no Paraná, espera atrair grande público – interno e externo – e movimentar os setores de turismo e serviços. A programação acontece entre os dias 24 de março e 6 de abril, com apoio pela primeira vez na história do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. Para a programação, que acontece em espaços do Governo do Estado, com apoio da Secretaria da Cultura, são esperadas mais de 200 mil pessoas. A abertura será na segunda-feira.

"Prima Facie" – O Festival de Curitiba 2025 apresenta "Prima Facie", estrelado por Débora Falabella. No drama, a atriz vive Tessa, uma advogada bem-sucedida que precisa confrontar seus próprios valores ao enfrentar uma crise pessoal. O espetáculo será apresentado nos dias 25 e 26 de março, às 20h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), com ingressos esgotados.

"Ray – Você não me conhece" – O Festival de Curitiba apresenta “Ray – Você não me conhece”, uma homenagem ao consagrado músico Ray Charles, com texto e direção de Rodrigo Portella Dias. As apresentações serão nos dias 27 e 28 de março, às 20h30. Os ingressos para o dia 28 estão esgotados; os últimos ingressos para o dia 27 estão à venda no site do evento e na bilheteria oficial no Shopping Mueller.

"Daqui Ninguém Sai" – "Daqui Ninguém Sai", novo espetáculo do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), e um projeto do Centro Cultural Teatro Guaíra. Celebrando o centenário e obra do escritor Dalton Trevisan, o espetáculo traz ao palco mais de 60 contos e trechos inéditos da correspondência do autor, além de revelar ao público os percursos de criação, montagem e  transformação de uma obra literária em teatro. As apresentações acontecem nos dias 26 e 27 de março, às 20h30, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Entrada gratuita (os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo na bilheteria do auditório Salvador de Ferrante. 

"Cabaré Haikai" – O Festival de Curitiba 2025 apresenta "Cabaré Haikai", um espetáculo que mergulha na obra literária e musical de Paulo Leminski. A peça, que celebra a vida e o legado do poeta curitibano, será apresentada nos dias 25 e 26 de março, às 18h30, no Teatro José Maria Santos, com sessão extra no dia 25, às 21h. Os ingressos estão à venda no site do evento e na bilheteria oficial no Shopping Mueller.

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

“Cândido” discute leitura no Brasil na edição de março – O jornal “Cândido” lança a edição nº 159, uma produção especial com mais conteúdos e novidades. A leitura no Brasil é o tema principal, com duas reportagens e uma entrevista sobre o assunto. A matéria de capa trata sobre a queda do número de leitores(as) no país, com seu número sendo superado pelos(as) que não leem, dados revelados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024 e inéditos em 18 anos do levantamento. 

A educadora Bel Santos Mayer conta para a repórter Bianca Weiss como conseguiu, por meio de diversos projetos voltados à leitura desenvolvidos há 15 anos, transformar na prática a realidade dos moradores de Parelheiros, comunidade da zona sul de São Paulo. Ainda, uma reportagem complementar, assinada por Isa Honório, sobre a biblioteca itinerante “Carrinho Fantástico”, projeto da ONG Passos da Criança que atende a comunidade da Vila Torres, em Curitiba, que mostra também como ações de incentivo à leitura podem atuar efetivamente no contexto educativo e social.

Literatura e saúde mental é o assunto da entrevista com o psiquiatra e professor universitário Ulisses Rezende Brandão, organizador da antologia “Escritofrenias”; a estreia de Cristiano Castilho, que escreve uma resenha do livro "Doppelgänger: Uma viagem através do Mundo-Espelho", de Naomi Klein. Uma crônica de Aline Brandalise e o conto “Mita”, de Tenório Rocha. Na editoria de artes visuais, outra novidade do Cândido, o artista e designer do jornal, Iuri De Sá, cria uma adaptação ilustrada inédita da música "New Flesh" (Current Joys, 2013). Ainda, o ensaio fotográfico “Ciclo Cultural”, de Vitória Smarci. Na capa, a arte é de Ana Dureck.

Mulheres contra a Ditadura – A série “Mulheres contra a Ditadura” foi lançada em uma edição única, com todos os conteúdos publicados no jornal Cândido entre março e dezembro de 2024. São dez histórias sobre este período contadas por meio de entrevistas com Elisabeth Fortes, Amelinha Teles, Rosane Vianna e Sueli Bellato; um relato sobre Teresa Urban, feito por seu filho, e um de Noemi Osna, por ela mesma; perfis de Sônia Lafoz e Elza de Oliveira Filha; uma reportagem sobre Cassandra Rios — autora mais censurada pelo regime — e o depoimento de Almira Maciel. Disponível apenas online AQUI.

Mulheres Arquivadas – Trata-se de um projeto de pesquisa pública e estudos sobre a trajetória de escritoras e artistas visuais do Paraná. Desde 2022, promove ações gratuitas como exposições, oficinas de escrita, pintura, desenho, rodas de leitura, grupo de estudos e falas abertas. Para saber mais, acesse o Instagram: @mulheresarquivadas.

"Mulheres que circulam pela cidade" – A exposição historiográfica ‘’Mulheres que circulam pela cidade’’ celebra 48 mulheres da cidade, 24 de literatura e 24 de artes visuais. O percurso da exposição é celebrar a produção de mulheres que estão vivas e produzindo na cidade, possibilitar a homenagem de nomes mais antigos e visibilizar novos.

Período: 15 de março a 5 de maio

Horário: 8h30 às 20h

Local: Hall Térreo

Mulheres e tradução - Mesa de conversa – Mesa com as tradutoras Ana Appel e Emanuela Siqueira, mediada por Helena Maia, mestranda em tradução.

Dia: 21 de março (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Hall Térreo

Cartografias da memória: O registro de si na arte das mulheres – Oficina realizada pela artista visual Ximena Seidel.

Dia: 22 de março (sábado)

Horário: 10h

Local: Sala de Reuniões, no 2º andar

Mulheres nas Artes Visuais: novos trajetos – Mesa de conversa com as artistas visuais Laura Ridolfi, Tatiana Amaral, Iara Maica e Luisa Covolan, mediada por Ana Camargo, fotógrafa e produtora cultural.

Dia: 25 de março (terça-feira)

Horário: 18h

Local: Hall Térreo

Escritas dissidentes - Mesa de conversa – Com Mercuria, Be rgb, e Hell, mediada por Daniele Rosa, do Coletivo Membrana. 

Dia: 26 de março (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Hall Térreo

Mulheres amarelas e narrativas de memórias – Mesa de conversa com as escritoras Marilia Kubota e Rafaela Tavares Kawasaki, mediada por Tayna Miessa, artista visual e produtora cultural. 

Dia: 27 de março (quinta-feira) 

Horário: 17h

Local: Auditório

Inauguração da Estante Árabe – Coleção Jamil Snege – Coleção Jamil Snege, uma iniciativa da Associação Árabe de Beneficência do Paraná (Saben), em parceria com a Biblioteca Pública, com a doação de mais de 400 exemplares de autoria árabe para o acervo da instituição, que possui atualmente cerca de 770 mil itens. A intenção é promover e incentivar o conhecimento desse recorte da literatura no Paraná. Durante o evento, acontece uma palestra com o escritor e professor Marcelo Maluf, autor de obras premiadas como “A imensidão íntima dos carneiros”, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura.

Dia: 25 de março (terça-feira)

Horário: 17h

Local: Auditório

Oficina Permanente de Poesia – Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.

Dia: 27 de quinta – toda quinta-feira do mês

Horário: 18h às 19h45

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Capacidade máxima: 30 pessoas

"Poesias do Mundo" - Exposição – A exposição reúne poesias de tema livre de autores de Brasil, Argentina, Colômbia, Itália, Porto Rico e Uruguai.

Período: 18 de março a 4 de abril

Local: Hall do 2º andar

SEÇÃO INFANTIL

Sábado Lúdico – Encontro de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos.

Dia: 22 de março (sábado)

Horário: 10h às 12h

Local: Gibiteca/Multimeios

SEÇÃO BRAILLE

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva. 

Títulos disponíveis:

"Eu Me Lembro" - Classificação: +16 - Duração: 1h 50 minutos

"Xica da Silva" - Classificação: +16 - Duração: 1h 57 minutos

"Carmen Miranda: Bananas Is My Business" - Classificação: Livre - Duração: 1h 31 minutos

Dias: 5 a 31 de março

Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira

Local: Seção Braille

Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

"A Trama Intrincada do Tempo" – Em exposição no MAC no MON, a artista Guita Soifer apresenta "A Trama Intrincada do Tempo", que traz pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e instalações explorando o tempo, a memória e as transformações da matéria, sob curadoria de Agnaldo Farias.

 "Somos Este Tipo de Gente" – Na sede Adalice Araújo, a mostra "Somos Este Tipo de Gente" reúne obras de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton, Glauco Menta e Vaguelis Silva, com curadoria de Emerson Persona e que evidenciam a diversidade e as diferentes poéticas da arte contemporânea.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Residência Artística – Na última semana, João Miguel Santana, ou Jomi, iniciou sua residência artística no ateliê da Academia Alfredo Andersen. O artista ocupará o espaço até dia 10 de abril para desenvolver sua pesquisa “Como Pintar um Espelho?”, dedicada a realizar um retrato do Museu Casa Alfredo Andersen com seus funcionários. As visitas ao residente estão abertas de terça a sexta, no período da manhã das 9 às 12h, e no período da tarde das 14h às 18h.

Exposição permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso Museu Casa. Entrada gratuita.

Visitas guiadas – O Setor Educativo do Museu Alfredo Andersen oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen. Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos, que são variados. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h; pela tarde, das 14h às 16h. Agende sua visita pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.

SEEC AGENDA CULTURAL
A ocupação Mulheres Arquivadas segue com várias atividades para esta semana na Biblioteca Pública. Foto: Bianca Weiss


Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

"Desver" – "Desver" é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza "glitch art", "vídeo painting" e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.

Exposição em Antonina – O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) inaugurou na Estação Ferroviária de Antonina uma exposição que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de acervo audiovisual do próprio museu. A mostra apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003) e objetos tridimensionais do acervo do museu, com equipamentos históricos que ilustram a evolução das tecnologias de imagem e som. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a segunda, das 9h às 18h.

Oficina de Stop Motion – Na sexta-feira (21), das 14h às 16h, o Setor Educativo do MIS-PR promove uma oficina de animação stop motion. Os participantes receberão um manual prático de stop motion, que os guiará na produção de suas próprias animações de forma divertida e criativa. A oficina é voltada para o público de 8 anos ou acima. São 15 vagas com inscrições gratuitas pelo formulário neste link.

Roda de conversa – Na quinta-feira (27), das 14h às 16h, o MIS-PR promove o debate sobre a história da minissaia, um ícone da moda nos anos 1960. A roda de conversa tem como tema a escritora, educadora e poetisa Nísia Floresta, considerada pioneira do feminismo no Brasil e a Mary Quant, estilista britânica, que popularizou o estilo da minissaia. São 30 vagas com inscrições gratuitas por este formulário.

O encontro inclui uma visita guiada pela exposição "Sinestesia dos Objetos", que explora a evolução tecnológica e social através de câmeras, rádios, televisores e outros itens do acervo do museu. Em seguida, a pedagoga Adriana Oliveira conduz a roda de conversa com debate intergeracional sobre conquistas e desafios das mulheres ao longo do tempo.

Museu Paranaense (MUPA)

Oficinas de dança – “Um dia por vez: narrativas migratórias e seu fazer mundo” – Do dia 19 a 21 (quarta a sexta-feira), das 14h às 17h, o Mupa, em parceria com a Cáritas-PR, oferece uma residência artístico-pedagógica em dança, que tem como objetivo estimular a expressão corporal e escrita para abordar questões como violência de gênero, autobiografia, memória e emancipação.

As oficinas serão conduzidas pela arte-educadora Patrícia Machado e a artista e professora Renata Roel. A ação é voltada para mulheres em situação de migração e refúgio em Curitiba, mas está aberta a toda a comunidade gratuitamente. As inscrições são feitas AQUI.

Visita mediada – “Nos olhos das mulheres: transversalidades e horizontes possíveis no acervo do Mupa” – No sábado (22), das 14h30 às 16h, o Núcleo Educativo do Museu Paranaense convida para uma visita guiada. Inspirado no pelo poema “A noite não adormece nos olhos das mulheres”, de Conceição Evaristo, esse circuito dá visibilidade a algumas das artistas em exposição que ajudam a construir a narrativa contemporânea do MUPA. A atividade é gratuita, voltada para o público adulto. Não necessita inscrição.

“O COVEIRO” – Do dia 26 a 30 de março e 02 a 06 de abril, sempre de quarta a domingo, às 19h, o MUPA apresenta dez sessões da peça-instalação "O COVEIRO". Em uma intersecção entre teatro, artes visuais e cinema, o espetáculo integra a Mostra Interlocuções, do Festival de Curitiba, com entrada livre e gratuita. Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes da sessão. Durante o percurso da peça, o ator Diego Marchioro monta, diante do público, uma instalação a partir de uma coleção de vídeos, obras de arte e fragmentos de textos. O trabalho convida os espectadores a viver uma experiência multidirecional — fruir uma peça de teatro, que durante sua duração, se transforma em uma instalação de artes visuais. A instalação resultante da peça fica aberta durante os horários de funcionamento do museu, de terça a domingo, das 10h às 17h30, e ocupa a Sala Lange de Morretes.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Miguel Bakun - Mesa-redonda com Especialistas – Para contribuir com a mais nova exposição e celebrar a obra de Miguel Bakun, o MON convida nesta sexta-feira (21), às 18h30, para uma mesa-redonda com a participação do colecionador das obras da exposição, Walter Gonçalves, a curadora da mostra, Eliane Prolik, e os críticos e historiadores de arte Ivo Mesquita e Ronaldo Brito. Logo após a conversa, às 20h, haverá o lançamento do livro correspondente ao conjunto da coleção presente na exposição. A atividade é gratuita e o acesso é liberado por ordem de chegada. 

Mediação - Esculturas do Acervo – Na quarta-feira (26), às 15h, o Setor Educativo realiza uma mediação sobre as esculturas de artistas mulheres pertencentes ao Acervo do MON. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos. Para participar, basta comparecer ao ponto de encontro na bilheteria no horário programado. Atividade sujeita a lotação. A visita mediada está disponível com intérprete de Libras. Essa atividade emite declaração de horas.

MON na Escola - Expressão Híbrida: Diálogos entre Performance e Arquitetura – Já pensou como nosso corpo pode se tornar suporte para a expressão criativa? É essa a temática do primeiro MON na Escola de 2025. O Setor Educativo irá explorar as potencialidades de unir três linguagens artísticas: instalação, performance e intervenção, sendo a relação do corpo com o espaço o fio condutor. A oficina será na quarta-feira (26), em duas sessões: às 9h30 e às 14h. A atividade é voltada para professores, educadores, estudantes de licenciatura e mediadores culturais e emite declaração de horas. Para participar é necessário fazer inscrição AQUI.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Concerto Série Ouro – 150 anos de Ravel – A tradicional Série Ouro integra as comemorações dos 40 anos de história da Orquestra Sinfônica do Paraná com um concerto dedicado aos 150 anos do compositor francês Maurice Ravel, sob a regência do maestro titular Roberto Tibiriçá e participação especial do renomado pianista Fabio Martino. As apresentações marcam a abertura oficial da temporada 2025 da Orquestra Sinfônica do Paraná. O primeiro concerto foi na quinta (20), e o segundo será no domingo (23), às 10h30. Ingressos na bilheteria do Teatro Guaíra e no site Deu Balada.

"Minha Vida em Marte" – O espetáculo com Mônica Martelli volta a Curitiba para apresentação única no dia 22 de março, às 21 horas, no Guairão. É o retorno da comédia à cidade, após o sucesso absoluto da peça que já passou por diversos teatros brasileiros sempre com as plateias lotadas. Os últimos ingressos para a peça estão à venda pela DiskIngressos.com.br.

"Gashi: o show" – Gabriel e Shirley – O casal sensação da internet chega a Curitiba para uma noite de risadas e diversão no Teatro Guaíra (Guairão). No dia 23 de março, domingo, o público poderá conferir de perto o humor, a interação e a energia contagiante de Gabriel e Shirley em um espetáculo imperdível. A apresentação será às 18h, com sessão extra às 15h15. Os ingressos estão esgotados.

Teatro José Maria Santos

Toda Pele – A cantora e compositora Thayana Barbosa encerra a temporada do projeto Toda Pele – Escola no Teatro com show no Teatro José Maria Santos, no dia 22 de março, às 20h. O projeto, que teve início em 2024, já lotou os teatros Cleon Jacques e Paiol, alcançando um público de quase mil pessoas. Entrada franca: retirar ingressos uma hora antes ou por este site.

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sede Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

GALERIA DE IMAGENS