Ferramenta online facilita execução de projetos urbanos

O SEDU/Paranacidade Interativo auxilia as prefeituras a elaborarem seus projetos de pavimentação de ruas, obras no entorno do perímetro urbano ou de decidir a localização de um novo equipamento, como uma creche ou posto de saúde.
14/05/2020 - 13:54

Uma ferramenta disponibilizada pelo Serviço Social Autônomo (Paranacidade) – vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas – pode ser usada pelas prefeituras para iniciarem seus projetos de pavimentação de ruas, obras no entorno do perímetro urbano ou de decidir a localização de um novo equipamento, como uma creche ou posto de saúde. É o site SEDU/Paranacidade Interativo.

De acordo com a coordenadora de Projetos do Paranacidade, Virgínia Thereza Nalini, a ferramenta é uma grande aliada dos prefeitos e dos técnicos municipais, ainda mais em tempos de pandemia. “Pela internet é possível chegar a um pré-orçamento, com valores muito próximos do real, de acordo com o tipo de pavimentação escolhida”, explica.

O cálculo é feito a partir de tabelas atualizadas no Paranacidade e leva em consideração o tipo de pavimentação desejada (paralelepípedos ou asfalto), largura da via, largura da pista de tráfego e comprimento da obra. “O sistema traz muitos benefícios, como agilidade para decidir qual a obra mais adequada no momento, velocidade na decisão e economia de recursos, uma vez que os dados e os cálculos estão disponíveis, em substituição ao uso de mapas físicos, medições em loco e à elaboração dos pré-projetos”, afirma Virgínia.

Estes levantamentos preliminares são fundamentais para o encaminhamento de pedidos de recursos públicos ou de financiamentos junto à secretaria estadual para viabilizar as obras.

O SEDU/Paranacidade Interativo é um sistema que subsidia com informações a formulação e o monitoramento de políticas públicas voltadas às áreas urbanas. No endereço http://paranainterativo.pr.gov.br/ é possível identificar os bairros em que não há determinados serviços públicos e, então, decidir onde construir um posto de saúde, por exemplo. O site mostra, ainda, os terrenos disponíveis para a obra desejada e se são espaços da prefeitura ou privados.

O site também possui em seu banco de dados informações em relação à pavimentação, infraestrutura urbana e à população dos 399 municípios do Paraná. Uma consulta rápida mostra ao gestor municipal quais são as vias que já estão pavimentadas e com qual tipo de pavimento, se a zona é industrial ou residencial, se o lote está vago, a área do lote desejado e diversas outras informações que servem de apoio no momento de planejar o desenvolvimento de uma cidade.