A feira de serviços Paraná Cidadão no município de Tapejara, no Noroeste, registrou 9.528 atendimentos. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça Família e Trabalho (Sejuf), recebeu 1.644 pessoas, que tiveram acesso a diversos serviços gratuitos. Participaram da iniciativa equipes de 24 parceiros, incluindo secretarias estaduais e empresas do governo, além de órgãos municipais para prestação de serviços à população. O evento aconteceu de quarta a sexta-feira (18 a 20).
Entre as diversas ações oferecidas foram realizados 321 atendimentos e cadastros referentes ao Centro de Referência e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS e CREAS); 310 do programa Nota Paraná; 276 relativos a CPF; e 214 a respeito do ID Jovem.
Na área do trabalho, houve 25 atendimentos relacionados ao Seguro-Desemprego, 27 de cadastro da Carteira de Trabalho Digital e 57 referentes à intermediação de mão de obra.
“O Paraná Cidadão é uma mobilização extraordinária que beneficia diretamente as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o secretário da Sejuf, Rogério Carboni. “Essas pessoas normalmente encontram dificuldades para usufruir dos serviços oferecidos pelo Poder Público. Com a feira, em vez de elas virem até nós, nós vamos até elas”.
AÇÕES – No primeiro dia do evento houve uma mobilização para emissão de carteira de identidade exclusivamente para crianças e adolescentes. Já nos outros dois dias foram disponilizados serviços como de orientação jurídica pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR); aferição de pressão arterial e glicemia, orientações para promoção da saúde e sobre vacinação contra a gripe e o coronavírus; orientações sobre programas habitacionais da Cohapar; parcelamento de dívidas com a Copel e cadastro no programa Luz Solidária; orientações, serviços e adesão à Água Solidária; informações sobre veículos e habilitação junto ao Detran; cadastro e esclarecimentos referentes ao Nota Paraná.
A Delegacia da Mulher de Umuarama promoveu palestras voltadas à conscientização sobre a Lei Maria da Penha, importunação sexual e violência familiar contra a mulher.