Feira da Cidadania registra
1,5 mil atendimentos na CIC

Ação da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho ofertou diversos serviços gratuitos, como emissão da carteira de identidade e CPF, encaminhamento para vagas de emprego, exames de saúde e atendimentos nas áreas do consumidor e jurídica.
Publicação
01/11/2019 - 17:57

Confira o áudio desta notícia

A Feira da Cidadania promovida pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho registrou nesta sexta-feira (01) 1.520 atendimentos na Cidade Industrial de Curitiba, 362 deles referentes a encaminhamentos para vagas de emprego.

O secretário da pasta, Ney Leprevost, participou da ação realizada na Paróquia São João Batista e ressaltou a importância da iniciativa. “É a inclusão na prática, acontecendo para oportunizar e dar cidadania a quem mais precisa. Nós estamos indo onde o povo está”.

A Feira da Cidadania ofertou 200 agendamentos de RG para menores de 18 anos por meio do programa Criança e Adolescente Protegidos, com a parceria do Tribunal de Justiça do Paraná; emissão de CPF; atendimento da Copel e Sanepar para requerimento da tarifa social e o cadastro no ID Jovem – documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e, também, a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

A dona de casa Cassiele Bonilha, 37 anos, aproveitou o dia para fazer o agendamento da carteira de identidade de suas duas filhas. “Desde cedo nos prepararmos para tirar o RG das crianças, por questões de identificação e segurança, principalmente, e também para as tarefas do dia a dia. Então, poder fazer esses documentos de graça na atual situação em que vivemos vale muito”.

Houve ainda atendimento do Procon, Pastoral da Criança, 60+ e daí, Detran, Piá – Celepar e Nota Paraná. O público pôde aferir a pressão e, para as mulheres, o Ônibus Lilás forneceu informações sobre conscientização e prevenção do câncer de mama. Com a parceria da UniBrasil foram oferecidos testes de glicemia, assessoramento jurídico e orientação sobre orçamento e finanças.

Para Antônio Brasilíno, 75 anos, morador da CIC, que foi até a feira para fazer alguns exames de saúde e medir a pressão, o evento é muito importante. “Poder vir aqui perto de casa e fazer esses exames de graça é muito bom. Por isso aproveitei para checar se está tudo em ordem com minha saúde”.

GALERIA DE IMAGENS