A Secretaria de Estado da Fazenda realiza nesta semana mais uma rodada da capacitação de servidores para a implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic-PR). A capacitação é ministrada pela Contabilidade Geral do Estado (DCG) e o Núcleo Orçamentário e Financeiro Setorial e reúne servidores dos núcleos financeiros setoriais das universidades estaduais, regionais das secretarias estaduais e órgãos públicos dos municípios.
Participam profissionais de Curitiba, Colombo, Guarapuava, Paranavaí, Quatro Barras, Toledo e São José dos Pinhais. Nesta rodada, a atividade começou na segunda (18) e segue até sexta (22). Na semana passada, o treinamento foi com servidores das cidades de Maringá, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Pinhais, Araucária, Bandeirantes, Paiçandu e Campo Largo. Os encontros são realizados na Escola Fazendária, em Curitiba.
O Siafic-PR faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II) e será uma ferramenta complementar de transparência, aprimorando a qualidade da aplicação de recursos públicos. O foco é a integração dos sistemas da administração pública com os demais sistemas financeiros, adicionando novas funcionalidades para avaliação do uso dos recursos ou implantando certificação digital.
- 1,5 milhão de contribuintes podem resgatar quase R$ 125 milhões do Nota Paraná
- Em menos de três anos, Fazenda reduz em 73% os processos fiscais em 2ª instância
Nesta etapa da capacitação estão sendo aplicadas rotinas especificas de execução orçamentaria, financeira e contábil, de modo que os profissionais da área possam atuar com segurança e domínio da estrutura, legalidade e requisitos necessários. “É necessário que o servidor tenha noções básicas sobre os principais conceitos e estrutura do sistema para que a implantação seja efetuada com sucesso”, destacou a diretora de Contabilidade Geral do Estado, Gisele de Carvalho Carloto Rodrigues.
O treinamento abrange procedimentos sobre obrigações Patronais do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS); cadastro e execução de despesa de exercício anterior; material de consumo; serviços de terceiros pessoa jurídica; suprimento de fundos - com prestação de contas; obras e instalações – com convênio de receita; equipamentos e material permanente; execução de despesa a regularizar; ingresso de receita (Guia de Recolhimento); conciliação bancária; transferências; restituição - programação de desembolso; Central de Viagens; Central de Estágios.
A iniciativa é da Escola Fazendária do Paraná (Efaz), em conjunto com a Equipe do Projeto Siafic. A diretora-geral da Fazenda, Marcia do Valle, a chefe de Gabinete da Sefa, Priscila Aguiar Mânica, e do diretor da Escola Fazendária, Mario Brito, participam da programação.