O paranaense ganha uma ferramenta a mais para acompanhar e entender o cenário econômico regional, nacional e até internacional. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) passa a publicar boletins quinzenais com dados e análises em uma iniciativa para apresentar à população os rumos, oportunidades e também os desafios que o Paraná tem pela frente.
O Economia em Dia é produzido pela Assessoria Técnica de Economia da Sefa e será publicado a cada 15 dias no site da secretaria. As edições serão assinadas por um dos especialistas do setor. Os profissionais vão se debruçar sobre números e fatos que impactam a economia do Estado, do Brasil e até de outros países — tudo para mostrar como esses eventos se relacionam, ajudando a população a entender o atual momento e o que deve vir em seguida.
“O objetivo é fornecer um resumo analítico das notícias mais recentes, além de apresentar análises sobre a economia paranaense”, explica Juliano Farias, um dos assessores técnicos responsáveis pelo boletim. Ele assina a primeira edição e explica a importância da iniciativa. “Esse monitoramento é fundamental para compreender os riscos e oportunidades associados às dinâmicas da economia global, nacional e regional, ajudando a orientar a política fiscal do Estado diante desses fatores”.
De acordo com o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, o lançamento do Economia em Dia mostra que o papel da pasta vai muito além de ser a “chave do cofre” do Governo, mas também aprresentar o que o Paraná tem pela frente.
“Além de todo o trabalho eficiente que já é realizado dentro da Secretaria, há também equipes altamente competentes analisando cenários, notícias e indicadores para nos ajudar a tomar as melhores decisões no cenário econômico”, diz. “E, com o boletim, queremos que a população também tenha acesso a esses relatórios e entenda o caminho que estamos trilhando”.
ATIVIDADE ECONÔMICA – Na primeira edição do boletim, há uma análise da atividade econômica do Paraná e como a estiagem que assola o Estado e o país impacta o paranaense, da mesma forma como decisões tomadas pelos órgãos econômicos dos Estados Unidos também refletem por aqui.
Entre os dados discutidos está, por exemplo, o crescimento de 4,3% no comércio e de 4% nos serviços que serviu como contraponto aos resultados abaixo do esperado da agricultura (-13,4%) e indústria (1,3%) no primeiro semestre de 2024. Assim, o relatório aponta como os setores mais ligados ao consumo ajudaram a frear a retração de 1,4% no Índice de Atividade Econômica Regional do Paraná (IBCR-Pr) em comparação ao mesmo período do ano passado.
Ao mesmo tempo, o Economia em Dia traz algumas projeções do que podemos esperar para os próximos meses. Tanto que o texto assinado por Farias destaca justamente como a melhora do mercado de trabalho deve sustentar o consumo e conduzir os índices de atividade econômica a patamares mais positivos até o fim de 2024.
COMO ACESSAR – O Economia em Dia pode ser acessado diretamente pelo site da Secretaria da Fazenda a partir do menu Macroações, na opção Assessoria Econômica.