Uma delegação da Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP) iniciou nesta quarta-feira (24) uma visita técnica à Secretaria da Fazenda do Paraná para, ao longo de dois dias, conhecer detalhes e trocar experiências sobre a implementação do Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic). O estado vizinho iniciou estudos para a adoção do Siafic, que entrou em operação plena no Paraná em janeiro de 2024.
A visita teve início com uma reunião entre os representantes da Sefaz-SP e o secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior, acompanhado por gestores da pasta paranaense. A delegação paulista é composta por oito representantes e realizará reuniões com diversos departamentos da Sefa-PR até esta quinta-feira (25)
Garcia Junior destacou o grande esforço que precede a implementação bem-sucedida do sistema. “O esforço de treinamento e alinhamentos é crucial, mas vale a pena. O Siafic é excelente e estruturante”, disse. “Encontros como este são importantes pois são uma oportunidade de compartilhar tanto os sucessos como as dificuldades, para que outros estados conheçam melhor os desafios que terão pela frente”.
Durante os encontros por área de atuação, os participantes serão divididos em subgrupos para discutir gestão e governança, estrutura organizacional para operacionalizar os sistemas, processos licitatórios e contratuais, planejamento e orçamento, tecnologia da informação, finanças e contabilidade. Além disso, serão abordadas questões relacionadas às configurações contábeis da Receita Estadual, ao Portal da Transparência e outros temas relevantes.
O coordenador do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco) em São Paulo, Helio Zarenczanski, explicou que o grupo busca coletar informações e angariar conhecimento nos oito estados que já operam o Siafic. “O Paraná, com a experiência mais recente na introdução do sistema, ganha atenção especial”, disse.
SIAFIC – Com 1.484 usuários em cerca de 120 unidades orçamentárias, o Siafic, desenvolvido pela empresa Logus em parceria com a Celepar, foi adotado pelos núcleos fazendários de todos os órgãos e secretarias, bem como pelos demais Poderes do Estado do Paraná. Uma implementação no estado de São Paulo, maior unidade subnacional do País, exigirá o treinamento de aproximadamente 15 mil usuários distribuídos em mais de mil unidades.
A diretora-geral da Secretaria da Fazenda paranaense, Marcia do Valle, frisou a importância do envolvimento das pessoas para que uma implantação bem-sucedida. “Nossa equipe arregaçou as mangas e muito do bom resultado que obtivemos deriva disso, do alinhamento constante na fase de treinamento e desenvolvimento”, afirmou.
Integrando atividades de planejamento, orçamento, contabilidade e controle do governo, o sistema começou a executar as finanças do Estado em janeiro de 2024. Parte integrante do Profisco II, o sistema confere mais eficiência à aplicação dos recursos públicos. Seu objetivo central é a integração entre diversos módulos e sistemas da administração pública, proporcionando novas funcionalidades para avaliar a utilização de verbas e incorporar a certificação digital aos processos internos.
No ano passado, os órgãos da administração direta e aqueles vinculados ao Governo do Paraná, assim como os Poderes Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e a Defensoria Pública, passaram por treinamentos e iniciaram o lançamento de dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias no Siafic, permitindo que o sistema já executasse o orçamento do atual exercício.
PRESENÇAS – Da Sefa-PR, também participaram da abertura da visita técnica a chefe de gabinete, Priscila Aguiar Mânica; o chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Francisco Inocêncio; a diretora da Contabilidade-Geral do Estado, Gisele Carloto; o diretor do Tesouro Estadual, Marcos Montenegro; o diretor-adjunto de Orçamento, Pedro Lobato; além de integrantes de equipes da Fazenda diretamente envolvidas na implantação do Siafic. A missão de São Paulo incluiu representantes das áreas do Planejamento, Alexandre Palmeira; do Orçamento, Thiago Oliveira; da Tecnologia, Alexandre Kawase; de Contabilidade, Rosana Kitazume Kaneco; e da Governança, Flávio Hashimoto.