Os problemas da PRC-280, considerado o corredor de escoamento do Sudoeste do Paraná, vão ficar para trás muito em breve. A empresa vencedora da licitação para restauração da rodovia deverá iniciar as obras em agosto, três meses após a assinatura da ordem de serviço.
O processo é feito através do Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI), modalidade de licitação que prevê a execução simultânea do projeto executivo e das obras em si. Com isso, esses primeiros 90 dias de contrato foram separados para a elaboração do projeto, que deve ser finalizado no final deste mês.
A documentação passará então por uma análise do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Vencendo essa etapa e a do processo de licenciamento ambiental, a obra pode começar a ser executada.
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O Governo do Estado vai investir R$ 107,4 milhões na restauração, que usará uma técnica inédita para as estradas estaduais do Paraná: restauração da pista com pavimentação rígida em concreto, aproveitando o pavimento atual como base, técnica conhecida como whitetopping.
Os recursos são do programa Avança Paraná, viabilizado a partir de um financiamento de R$ 1,6 bilhão junto a um consórcio de bancos.
O trecho que será restaurado abrange uma extensão de quase 60 quilômetros, desde o município de Palmas até o entroncamento com a BR-153, no chamado Trevo do Horizonte, em General Carneiro. Enquanto a obra não é iniciada, equipes do DER/PR estão fazendo reparos emergenciais na pista (tapa-buracos).
A revitalização será bastante completa. A principal vantagem do whitetoping, explica Paulo Melani, engenheiro do DER/PR em Pato Branco, é a vida útil do pavimento, que pode ultrapassar os 20 anos. “Além de durar bastante, esse tipo de pavimentação também facilita a conservação posterior. É o pavimento mais adequado para rodovias que recebem um trânsito pesado como esta”, diz.
Pela técnica, o pavimento atual receberá serviços de reparos e correção do nível, sendo aproveitado como base para o de concreto. Serão instaladas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de cada lado.
Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical e de elementos de segurança.
RODOVIA – A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e Curitiba e é utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose. De acordo com estudo de tráfego, passam no trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), além de veículos de passeio. A maior parte da obra se concentrará no perímetro de Palmas, município com mais de 50 mil habitantes.