Famílias de Quinta do Sol recebem chaves da casa própria


Projeto faz parte de um trabalho integrado da Coahapar com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e a prefeitura, com recursos do Fundo de Combate à Pobreza, por meio do programa Nossa Gente Paraná.

Publicação
18/03/2020 - 17:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

 

 

Nesta quarta-feira (18), representantes da Cohapar entregaram as chaves da casa própria para 13 famílias carentes de Quinta do Sol, na região Centro-Oeste do Paraná. O projeto faz parte de um trabalho integrado da companhia com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e a prefeitura, com investimentos de R$ 730 mil em recursos do Fundo de Combate à Pobreza, por meio do programa Nossa Gente Paraná.

As moradias têm modelos de 32 e 38 metros quadrados, com unidades adaptadas para pessoas com deficiência, de 49 metros quadrados. Todas possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa.

“A obra seguiu o cronograma planejado e o empreendimento foi entregue pela construtora dentro do prazo combinado, em apenas quatro meses”, informa o coordenador regional da Cohapar Ben-Hur de Souza. “As vistorias da Cohapar também foram constantes para que tudo fosse entregue com segurança para as famílias”, completa.

CUSTOS REDUZIDOS – O projeto contou com a instalação subsidiada das redes e padrões de energia elétrica pela Copel, e das ligações de água e esgoto pela Sanepar. As contrapartidas da administração municipal incluíram a doação do terreno e as obras de infraestrutura, além da isenção do pagamento de IPTU durante cinco anos para os proprietários.

Segundo o prefeito de Quinta do Sol, João Claudio Romero, o resultado do trabalho integrado foi positivo para a cidade. “São famílias que estão saindo de condições de vida precárias”, afirma. “A entrega das chaves é uma felicidade para elas e também para nós enquanto gestores em poder proporcionar, por meio do Governo do Estado e Cohapar, moradias dignas à população”, finaliza Romero.

SELEÇÃO – As famílias contempladas possuem renda mensal de até dois salários mínimos. A seleção foi feita por técnicos municipais dentro da lista de pessoas previamente cadastradas nas ações de assistência social do Nossa Gente Paraná na cidade.

Para a dona de casa Solange da Silva, de 23 anos, que mora com o marido e os três filhos, a data nunca será esquecida. “O dia que fui participar da reunião e fui chamada nem acreditei que tinha ganhado a casa. Eu e minha família moramos de aluguel, agora vamos usar esse dinheiro para investir no que é nosso”, comemora Solange.

BALANÇO – Noventa e nove unidades habitacionais do programa já foram entregues e outras 141 serão entregues nos próximos dias. Há ainda 840 unidades em obras, totalizando R$ 77 milhões investimentos oriundos do tesouro estadual.

GALERIA DE IMAGENS