Experiência do Banco de Alimentos Comida Boa é tema do podcast Notícia Boa Paraná

O diretor-presidente da Ceasa/PR, Eder Bublitz, e o presidente do Sindicato dos Permissionários da Ceasa/PR, Paulo Salesbram, falam aos apresentadores Beto Pacheco e Ana Tigrinho sobre o trabalho de reaproveitamento de alimentos que não têm padrão de mercado, mas ainda são próprios para consumo. O projeto atende quase 1,3 milhão de pessoas.
Publicação
17/10/2024 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Na semana em que se celebra Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), o podcast Notícia Boa Paraná que vai ao ar nesta quinta-feira (17) mostra uma experiência do Governo do Estado que deu muito certo para combater o desperdício de alimentos e promover a segurança alimentar. É o Banco de Alimentos Comida Boa, da Ceasa Paraná, que acabou de receber em Istambul, na Turquia, o prêmio Stevie Awards.

O programa do Governo do Estado se tornou um exemplo de política pública ao garantir o reaproveitamento de frutas, verduras e outros produtos alimentícios que iriam para o lixo por não terem condições de ser comercializados, mas aptos para consumo. Os alimentos são doados in natura ou processados para mais de 340 instituições de assistência social, como creches, orfanatos, casas de recuperação, abrigos e hospitais públicos.

O diretor-presidente da Ceasa/PR, Eder Bublitz, e o presidente do Sindicato dos Permissionários da Ceasa/PR, Paulo Salesbram, falam aos apresentadores Beto Pacheco e Ana Tigrinho sobre todo o trabalho de reaproveitamento de alimentos que não têm padrão de mercado, mas ainda são próprios para consumo. O Banco de Alimentos Comida Boa reaproveita cerca de 6,2 mil toneladas de alimentos por ano, atendendo quase 1,3 milhão de pessoas.

A iniciativa é coordenada pela Ceasa/PR e, depois de um período inicial de funcionamento em Curitiba, está atualmente disponível nas demais Centrais de Abastecimento, em Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. O programa tem evoluído gradativamente, com melhoria dos processos e ampliação da abrangência como, por exemplo, o processamento mínimo de alimentos para que durem por mais tempo, trabalho que é feito por pessoas privadas de liberdade do sistema penitenciário do Paraná.

E agora, mesmo os alimentos que já não possuem mais condições para consumo humano não são mais descartados. Por meio de uma parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e criadouros de animais, frutas e verduras são distribuídas a institutos que abrigam animais silvestres resgatados do tráfico ou que eram vítimas de maus-tratos.

NOTÍCIA BOA PARANÁ – O podcast Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação e pela E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube. Também é possível acompanhar pelas redes sociais do Governo, no TikTok, Instagram e Facebook.

O episódio também vai ao ar na Rádio Educativa (97,1 FM), às 23h desta quinta-feira, e na TV Paraná Turismo, sendo exibido às sextas, às 23 horas, sábados, às 22h30, e domingos, às 20h30.

Confira este episódio:

GALERIA DE IMAGENS