Experiência da Sanepar na gestão da água é referência para saneamento na Bolívia

Companhia integra equipe de cooperação internacional para fortalecimento e melhoria do saneamento na Bolívia. A Companhia mostrou suas ações no enfrentamento à escassez hídrica na Região Metropolitana de Curitiba nos anos de 2020 e 2021.
Publicação
07/11/2023 - 15:15
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A experiência da Sanepar na gestão de recursos hídricos e na redução de perdas de água está servindo de referência para o saneamento na Bolívia, que neste momento passa por uma crise de escassez de água. A gerente do Processo Água da Companhia, Juliana Pilotto, integra a equipe de cooperação técnica trilateral entre Brasil, Espanha e Bolívia em evento que acontece nesta semana na Embaixada do Brasil em La Paz, capital do país.

O convite para o evento "Apoio ao Fortalecimento Institucional para a Melhoria da Prestação dos Serviços de Abastecimento de Água Potável, Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos na Bolívia" partiu da Prefeitura de Curitiba, do Ministério das Relações Exteriores e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

A engenheira da Sanepar fez um relato da atuação da Companhia no enfrentamento à escassez hídrica na Região Metropolitana de Curitiba nos anos de 2020 e 2021. Além das medidas adotadas para a melhoria de produção e reservação da água, Juliana também abordou a campanha Meta20 que teve a adesão da população no uso racional da água.

A metodologia da Sanepar adotada nos últimos anos para a redução de perdas de água, com uso de novas tecnologias, um controle mais efetivo e a capacitação dos empregados, é outro tema da pauta. “Nossa experiência pode contribuir para o avanço do saneamento na América Latina. É um intercâmbio importante que também agrega conhecimento para nós”, afirma Juliana.

A equipe técnica foi recebida pelo embaixador do Brasil na Bolívia, Luís Henrique Sobreira Lopes. Participam do evento representantes do Ministério de Meio Ambiente e Água, do Vice-Ministério de Água Potável e Saneamento e da Agência de Fiscalização e Regulação de Saneamento da Bolívia. O diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, Antonio Carlos Gerardi, também integra a equipe no tema gestão de resíduos sólidos.

GALERIA DE IMAGENS