Experiência bem-sucedida, Telessaúde Paraná é tema de encontro da região Sul

Evento reúne experiências exitosas ofertadas pelo SUS no Paraná, Santa Catarina e Região Sul. Desde 2021, o Paraná oferece o telediagnóstico em dermatologia e eletrocardiogramana regional de Paranaguá. O serviço está em implantação na regional de Londrina.
Publicação
18/07/2024 - 16:47
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O modelo do Telessaúde Paraná foi apresentado nesta quinta-feira (18) em um evento sobre o tema que acontece em Florianópolis (Santa Catarina). O I Encontro Regional de Saúde Digital e Telessaúde Sul prossegue nesta sexta-feira (19) e reúne experiências exitosas ofertadas pelo SUS no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e conta com a participação de gestores estaduais e municipais, além de núcleos deste serviço.

Do Paraná, participa uma comitiva formada por profissionais da secretaria estadual da Saúde (Sesa) e por técnicos desta área dos municípios. Foram apresentadas as ações desenvolvidas no Núcleo Estadual de Telessaúde do Paraná, em parceria com os municípios, dentro do Estratégia de Telessaúde e Saúde Digital.

Desde 2021, o núcleo estadual oferece o telediagnóstico em dermatologia e eletrocardiograma, por meio de plataforma do Ministério da Saúde. O programa está implantado nos sete municípios da 1ª Regional de Saúde (RS) de Paranaguá. Já foram realizados 1.746 laudos de lesões de pele e 65.067 laudos de eletrocardiograma distribuídos nos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

No período, 37% dos casos de lesão de pele avaliadas pelo telediagnóstico foram tratadas nas unidades da Atenção Primária à Saúde (APS), evitando o encaminhamento para uma consulta presencial com dermatologista.

O telediagnóstico em eletrocardiograma (Tele-ECG) está em implantação em 17 municípios da regional de Londrina. Uma equipe técnica capacitou profissionais dos municípios para realização do exame e prestou auxílio na instalação e configuração dos equipamentos necessários. Já nas regionais de Toledo e de Pato Branco o programa começa a ser preparado para implantação a partir de agosto. 

SERVIÇO A DISTÂNCIA – O Telediagnóstico é um serviço de diagnóstico a distância, no qual os exames feitos nas unidades de saúde são transmitidos por meio da internet para um médico especialista do SUS, possibilitando a emissão de um laudo de forma mais rápida. Em casos eletivos o laudo é disponibilizado por cardiologistas em até duas horas e para os casos de urgência a resposta do médico especialista ocorre em até 10 minutos.

“A expansão do Tele-ECG é realizada de acordo com a manifestação de interesse dos municípios, a existência de equipamentos compatíveis e a análise de dados extraídos dos sistemas de informação oficiais”, esclarece Jéssica Oliveira de Lima, profissional de referência do Núcleo Estadual de Telessaúde da Sesa.

PRESENÇAS – Participam do evento, pelo Paraná, as as equipes técnicas da Sesa que atuam em telessaúde, saúde digital, regulação, informática e informações e das unidades próprias; os diretores e representantes de regionais de saúde, apoiadores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e secretários de saúde dos municípios de Palotina, Mercedes, Assis Chateaubriand, Nova Santa Rosa e Entre Rios do Oeste, Tupãssi, Pato Bragado e Terra Roxa.

GALERIA DE IMAGENS