Exército Brasileiro comemora 371 anos em cerimônia na Capital

Solenidade realizada pela 5ª Divisão de Exército aconteceu nesta quarta-feira (17) no Forte Pinheirinho, em Curitiba, com a apresentação da banda da corporação e desfiles. Também foram entregues Medalhas de Ordem do Mérito Militar e diplomas a 20 civis e militares.
Publicação
17/04/2019 - 15:00

Confira o áudio desta notícia

O Exército Brasileiro completa 371 anos em abril. Nesta quarta-feira (17), para celebrar a data, a 5ª Divisão de Exército realizou no Forte Pinheirinho, em Curitiba, uma solenidade militar com apresentação da banda da corporação e desfiles. Também foram entregues Medalhas de Ordem do Mérito Militar e diplomas a 20 civis e militares. O secretário de Estado da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Luiz Felipe Carbonell, participou da solenidade.

Na solenidade, o comandante da 5ª Divisão, general de divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, destacou o compromisso do Exército com a população brasileira. “Essa comemoração é para lembrar que nossos soldados são a expressão da sociedade e estão dispostos a ajudar o povo do nosso país no momento em que for necessário”, disse.

O general Paiva reforçou, também, que a corporação tem a missão de garantir a soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, buscando sempre salvaguardar os interesses nacionais, o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

SEMANA – As comemorações pelo aniversário do Exército começaram no sábado (13), com a exposição Conheça seu Exército, no parque Barigui. Ao longo da semana, a corporação também promoveu algumas ações, como demonstração dos cães de guerra, pista de cordas, tiro de ar comprimido e passeio motociclístico.

DATA – O aniversário do Exército Brasileiro é comemorado em 19 de abril em alusão à primeira Batalha dos Guararapes. O confronto entre o Exército da Holanda e os defensores do Império Português, travado na então capitania de Pernambuco, ocorreu em 18 e 19 de abril de 1648.

PRESENÇAS - Também estiveram presentes na cerimônia o comandante e diretor do Colégio Militar de Curitiba, coronel Guilherme Azambuja Carrilho do Rego Barros; o deputado estadual Everton Marcelino de Souza e praças Força Expedicionária Brasileira (FEB).

GALERIA DE IMAGENS