Mais de 200 pessoas acompanharam a live que comemorou a Semana Estadual de Saúde Bucal. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, o evento virtual teve a participação de profissionais de diversas áreas da secretaria estadual, secretários municipais de saúde de todo o Estado e diretores e servidores das 22 Regionais de Saúde do Paraná.
Na abertura da transmissão, o secretário da Saúde, Beto Preto, falou sobre o aprimoramento da prestação de serviços na rede pública. “Nossos profissionais da área de saúde bucal fazem um trabalho muito bom e cabe a todos nós potencializarmos isso e, principalmente, organizar essa rede da melhor maneira possível”, disse.
Segundo ele, é preciso observar as demandas da saúde pública paranaense e suas peculiaridades. “A saúde bucal é um ponto fundamental para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde. Temos 40 anos de implementação do Programa Estadual de Bochecho com Flúor, ações realizadas em todo o Estado e ampliações das equipes.
O programa foi implementado pela Secretaria da Saúde em 1980, como parte do Programa Saúde Escolar, instituído pelo Decreto Estadual nº 3046, de 10 de outubro de 1980. Durante este período o programa manteve uma média de 800 mil crianças realizando o procedimento. A Secretaria é responsável pelo fornecimento dos saches de fluoreto de sódio para o preparo da solução.
“O bochecho é uma medida de alto alcance, de custo baixo. É um programa que merece ser continuado, pois os resultados são fantásticos”, disse Léo Kriger, cirurgião-dentista, que já coordenou a área de Saúde Bucal do Paraná.
HOMENAGEM – A chefe de divisão de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde, Gabriela Pereira Afonso, conduziu a homenagem a Léo Kriger, profissional, que é profissional renomado na área em todo o Paraná. Segundo ela, Kriger vislumbrou a construção de uma política estadual de saúde bucal condizente com a realidade do Paraná.
PALESTRAS – A professora Karla Juliane abriu as palestras com uma apresentação sobre Realização Pessoal e Performance. Em seguida, a profissional Soraya Leal falou sobre o tema Mitos e verdades sobre a mínima intervenção em odontologia. Npo encerramento, Thais Aranha Rossi abordou Reflexões sobre a Saúde Bucal no serviço público pós-pandemia”.