Desde há muito tempo, a Região Noroeste do Paraná é alvo de atenção de especialistas em solo e em produção agropecuária. Uma área abrangida por 107 municípios é conhecida pelo solo arenito caiuá, que exige cuidados especiais, visto ser extremamente arenoso, com baixos teores de matéria orgânica e pequena capacidade de retenção de águas.
Aliado a isso, a região é uma das que apresentam médias de temperatura mais altas do Estado. O verão é rigoroso e com regime irregular de chuvas, enquanto o inverno é seco. Uma das alternativas para a produção agropecuária é a integração lavoura, pecuária e florestas. O tema será colocado novamente em pauta nesta quinta-feira (01) no evento digital Expotécnica.com.
Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Cooperativa Cocamar, e apoio de várias outras entidades, o evento tem como finalidade a difusão de conhecimento e apresentação de opções tecnológicas para o bom uso do solo.
Além dos dirigentes dos órgãos promotores e apoiadores do evento, a Expotécnica.com contará com a participação do pesquisador do IDR-Paraná Sérgio José Alves, do zootecnista do mesmo órgão João Batista Barbi, do pesquisador da Embrapa Soja Alvadi Antônio Balbinot Junior, do engenheiro agrônomo da Cocamar Cesar Augusto Feltrin Gesualdo, e do produtor rural José Antônio Borghi.
O evento Desafios da Integração Lavoura, Pecuária e Floresta no Arenito Caiuá poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do YouTube da Expotécnica entre as 9 horas e 11 horas desta quinta-feira, a partir deste link: https://www.youtube.com/watch?v=M1GkuHtSxE8.