A necessidade de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas e o conceito de que a paz é consequência direta do grau de justiça existente nos ambientes são itens que compõem o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 (ODS 16), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O conteúdo foi apresentado aos funcionários do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU). Durante 18 dias, ao longo da Campanha de Sensibilização para os conteúdos da Agenda 2030, eles fizeram diversos debates sobre o tema.
CAMINHOS POSSÍVEIS - Ao final, foram apontados como viabilizadores do ODS 16: a transparência, a promoção da igualdade, a cultura da paz, o acesso à informação, a educação, a legalidade, o combate à corrupção, maior participação nas decisões e melhor fiscalização.
As indicações obtidas no Paranacidade respondem a metas que buscam “garantir a tomada de decisão e inclusão, a participação e a representação em todos os níveis; promover o Estado de Direito e garantir a igualdade de acesso à justiça, para todos; acabar com o abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças; reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionadas a elas”.
Para saber mais sobre o ODS 16, acesse: sustentabilidadeurbana.org.br/ods/promover-sociedades-pacificas-e-inclusivas-para-o-desenvolvimento-sustentavel/.
O formato da Campanha inclui a visualização de vídeos e as respostas a perguntas sobre cada um dos 17 ODS e sobre a Agenda 2030. O material está à disposição para aplicação em outras instituições públicas ou privadas.