Estudos de residentes técnicos do Paraná são destaques do Prêmio Inova Saúde

Mostra foi paralela ao 7º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva. De estudantes da Restec foram seis trabalhos na mostra, dos quais três premiados. Eles foram desenvolvidos em equipes e envolveram 34 residentes técnicos.
10/08/2024 - 12:20

Três trabalhos acadêmicos realizados por estudantes do Programa de Residência Técnica em Gestão em Saúde Pública (Restec) receberam destaque no Prêmio Inova Saúde Paraná. Esta foi a 10ª edição da Mostra e Prêmio Inova Saúde, que aconteceu simultaneamente ao 7º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva no mês de julho.

No total, 444 textos foram inscritos no evento, dos quais 75 foram indicados para a mostra e 57 receberam a premiação. De estudantes da Restec foram seis trabalhos na mostra, dos quais três premiados. Eles foram desenvolvidos em equipes e envolveram 34 residentes técnicos.

O 7º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva foi realizado de forma virtual e teve como tema “Integração digital na Saúde Pública: desafios e oportunidades para o SUS”. Participaram como autores ou ouvintes profissionais e estudantes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí.

O objetivo da premiação é reconhecer, identificar e valorizar projetos e experiências inovadoras na área da saúde pública e da saúde coletiva desenvolvidos no Paraná. Os artigos foram premiados em diferentes categorias, na modalidade relato de experiência. Os autores vinculados à Restec abordaram temas relacionando os conteúdos teóricos apresentados durante o curso de especialização com as atividades práticas realizadas nos órgãos públicos vinculados ao programa.

TRABALHOS – A residente técnica Beatriz Dutra Rosa é graduada em Psicologia e recebeu a primeira colocação no eixo Atenção Primária, com o trabalho intitulado "Fortalecendo a linha de frente: capacitações em saúde mental para os agentes comunitários de saúde de Maringá no Paraná". A psicóloga relatou a ação desenvolvida em parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, na Seção de Atenção Primária à Saúde.

Sobre a atuação na gestão pública a residente explicou que mudou a visão sobre a forma de atuação do Estado. “Na Regional lidamos com realidades muito diversas entre municípios maiores e menores, fazendo com que tenhamos que entender melhor ainda o funcionamento da rede para conseguir auxiliar os municípios dentro da realidade que estão inseridos. Tem sido desafiador, mas também muito rico”, comentou Beatriz.

O trabalho apresentado pela residente Patrícia Cardoso Alexandre com o título "Conhecendo os serviços do território de uma região de saúde: um relato utilizando My Maps" ficou em segundo lugar no eixo Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação em Saúde. O estudo demonstra a utilização do geoprocessamento como uma ferramenta para o cidadão localizar informações sobre os serviços de saúde presentes no território.

A nutricionista Fátima Kleina Gregorio foi premiada com a terceira colocação no eixo Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde com o relato de experiência "Residência Técnica em Gestão em Saúde Pública: contribuições nas ações do Programa Leite das Crianças no Estado do Paraná".

RESTEC – O programa Restec é uma política pública estadual realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em parceria com secretarias e órgãos do Executivo Estadual.

O programa Residência Técnica tem 1.196 residentes matriculados em 10 cursos de especialização nas áreas de ciências forenses, cultura, economia rural, engenharia e gestão ambiental, gestão pública, inovação e transformação digital, projetos e obras públicas e saúde pública. Os profissionais recebem mensalmente auxílio financeiro por meio de uma bolsa (no valor reajustado para R$ 3.040 a partir de agosto) e auxílio-transporte de R$ 264 para o deslocamento até as unidades de lotação.

Os residentes contam, também, com um seguro para cobertura de acidentes pessoais e sinistros que possam ocorrer no desempenho das atividades práticas.