Estudantes da rede estadual
participam de aulão para o Enem

25/10/2019 - 15:40

Cerca de 2 mil estudantes de colégios estaduais de Curitiba participaram nesta sexta-feira (25) de um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro a estudantes de todo o Brasil. O evento, no Expo Unimed, na Capital, foi organizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e a plataforma online de ensino Descomplica.

O objetivo do aulão, além de reforçar conteúdos com maiores chances de cair nas provas e dar dicas valiosas para a hora dos exames, foi orientar os estudantes sobre a importância do Enem e prestar vestibulares.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Adriana Kampa, afirma que mais que um momento de revisão de matérias, o aulão é uma oportunidade para sensibilizar os alunos sobre a necessidade de prosseguir com seus estudos. “Temos que mostrar para eles a importância de seguir uma carreira e continuar estudando. É preciso dizer que não é porque eles estão terminando o Ensino Médio que devem parar de estudar”, diz.

No aulão de Curitiba, estudantes de 49 escolas puderam ouvir professores da rede estadual de Educação e do Descomplica, que vieram do Rio de Janeiro. Professor de Biologia e técnico pedagógico da Secretaria da Educação, Fabiano Villatore, conversou com os alunos e destacou que a ocasião também foi valiosa para integrar jovens de diferentes colégios e demonstrar que nessa época de ansiedade por conta das provas, todos estão “no mesmo barco”.

“Perceber que tem outros adolescentes que estão nessa mesma caminhada torna tudo mais fácil. A sociedade costuma encarar o Enem e o vestibular como competição, e aqui o estudante vem para revisar o conteúdo, mas também para se descontrair. O jovem entende que é uma fase necessária e que ela vai passar”, afirma.

OPORTUNIDADE A TODOS - Quem participou, destacou que o aulão foi uma oportunidade única para muitos alunos. É o que pensa o estudante do Colégio Estadual do Paraná Joaquim Guimarães, de 17 anos. “Eu achei bem legal a iniciativa, principalmente para o pessoal que não tem condições de fazer um cursinho. Minha expectativa para o Enem é boa porque estudei bastante. Espero que dê tudo certo”.

Diretor do Colégio Estadual Marechal Cândido Rondon, em Curitiba, Claudio Aparecido Eduardo salienta que o evento foi uma atividade diferente para os estudantes que estão se preparando para ingressar na universidade. “Isso vai motivar nossos alunos ainda mais. É uma oportunidade única para muitos jovens. Tenho certeza que o aulão vai ficar guardado na memória”, afirma.

DESCOMPLICA – O evento foi resultado de uma parceria sem ônus da secretaria com uma das maiores plataformas de educação online do mundo. Até 31 de maio de 2020, cerca de 90 mil alunos e 6 mil professores da rede estadual terão acesso gratuito a uma série de conteúdos de Ensino Médio produzidos pelo Descomplica. São vídeos, sínteses e exercícios, que podem ser usados antes, durante e depois das aulas.

Trata-se de um projeto-piloto para que a secretaria possa estudar o uso de plataformas online que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse momento, foram escolhidas escolas de oito Núcleos Regionais de Educação (Apucarana, Curitiba, Ibaiti, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama) a fim de tornar a amostragem o mais representativo possível.

O estudante Joaquim Guimarães já conhecia a plataforma - e aprova o sistema. “É muito legal, bem organizada, com bastante conteúdo. Eu gosto muito dos módulos gravados e dos arquivos em texto com exercícios”.

Dos oito núcleos que abraçaram o projeto, em quatro foram realizados os aulões preparatórios. Além da capital paranaense, a revisão passou por Ponta Grossa, Maringá e Umuarama. Neste sábado (26), o evento acontece também em Londrina.