O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta quarta-feira (10) o pregão eletrônico para contratar a conservação e pavimentação poliédrica da PR-471 em Guaraniaçu, na região Centro-Sul, do km 77 ao km 123.
Participaram seis empresas, com duas sendo desclassificadas por apresentarem propostas iniciais acima do valor máximo estimado. Foi declarada melhor classificada a empresa Ferdado Engenharia Civil Ltda., com proposta de preços de R$ 9.139.789,00.
Agora ela tem o prazo até 12 e julho de 2024, às 18h, para encaminhar a proposta com os valores atualizados e os documentos exigidos em edital, para análise de pregoeira da Superintendência Regional Oeste do DER/PR.
O edital contempla um trecho não pavimentado de 45,75 quilômetros da rodovia, entre a BR-277 e o Rio Piquiri, no limite com Campina da Lagoa.
Serão realizados rotineiramente os serviços de conservação, que incluem: escarificação, conformação, compactação e regularização do subleito da pista; cascalhamento com material de jazida comercial; melhorias no sistema de drenagem como abertura de valas laterais, execução de caixas de retenção e saídas d’água, limpeza e desobstrução de bueiros, entre outros. O prazo de execução dos serviços é de 730 dias corridos.
Uma novidade nessa contratação é a execução de 10 quilômetros descontínuos de pavimento poliédrico, em 22 segmentos, do km 103 ao km 121, entre o distrito de Guaporé e o município.
Esse serviço prevê a reconformação do leito de argila seguido pelo assentamento manual de pedras, com as faces de rolamento cuidadosamente escolhidas. O espaço entre as pedras é preenchido por meio de varredura de solo ou pó de pedra, e por último a pista é compactada com rolo compressor liso.
Com isso, esta estrada rural vai alternar segmentos de cascalho com segmentos de pavimento poliédrico, atendendo às necessidades de moradores locais quanto à trafegabilidade para deslocamento pela região e no acesso a serviços sociais na sede do município, assim como no escoamento da produção local.
Serão beneficiados cerca de 12 mil moradores locais, além do tráfego de longa distância que cruza a região.