Estudantes universitários e do ensino técnico agrícola já podem se inscrever para o Pense Agro, hackaton da Escola Agrícola 4.0. O evento, promovido pelo Governo do Estado e pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), busca fomentar o ecossistema de inovação do Estado, com foco na agricultura familiar.
O Pense Agro acontece entre 3 e 5 de abril na Granja Canguiri, ex-residência oficial dos governadores paranaenses, que passa a ter um novo uso. Localizada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a propriedade de 27 mil metros quadrados servirá de suporte para as atividades do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que fica nas proximidades. No hackaton, os estudantes desenvolverão alternativas que poderão ser aplicadas no projeto-piloto da Escola Agrícola 4.0.
“É mais uma iniciativa para acabar com as regalias no poder público, transformando um espaço que era de uso exclusivo das autoridades em uma referência de ensino e inovação voltados ao agronegócio”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O novo espaço também vai contribuir com a modernização da agricultura paranaense, ressalta Ratinho Junior. A Escola Agrícola 4.0 buscará integrar centros de pesquisa públicos e privados, centros de educação agrícolas, ambientais e tecnológicos e áreas de cultivo e lazer para disseminação da inovação de forma simples e acessível para os produtores.
“O papel do governo é contribuir para a modernização dessa produção, dando espaço a startups e estimulando o uso de tecnologias nas práticas agrícolas”, diz Ratinho Junior. “O agricultor paranaense já trocou a enxada por equipamentos de ponta e aplicativos que impulsionam a produção. Queremos estimular a inovação desde cedo, capacitando os estudantes que irão trabalhar nessa área”, acrescenta.
INSCRIÇÕES – As inscrições para o hackaton vão até o dia 20 de março e podem ser feitas no site www.penseagro.pr.gov.br, no link “Inscrições. Poderão participar estudantes de universidades e colégios técnicos estaduais, federais e particulares do Paraná. Serão selecionados 60 participantes, que irão compor as 10 equipes que participarão da maratona.
O regulamento prevê que cada equipe deverá contar com três ou quatro estudantes do CEEP Newton Freire Maia, além de dois alunos universitários. Durante a elaboração dos projetos, os grupos receberão a mentoria de executivos do mercado, produtores, consultores especializados, docentes e investidores.
A proposta é que os estudantes desenvolvam alternativas que possam ser aplicadas no próprio colégio, envolvendo três temas principais: uso e reuso da água no processo produtivo; eficiência energética; e horticultura em condições climáticas adversas.
PENSE AGRO – Além da maratona de inovação, o Pense Agro vai contar com uma programação aberta à comunidade, com painéis e mesas-redondas com especialistas em agricultura 4.0 e inovação no setor, cooperativismo e demandas da agricultura familiar, entre outros temas. Também haverá uma exposição com produtos e equipamentos agrícolas.