Estão abertas as inscrições da 4ª Maratona Tech, maior torneio entre escolas do Brasil

Participam anualmente da competição mais de 1 milhão de alunos de todo o País e, para este ano, a expectativa é de que 500 mil alunos da rede de ensino do Paraná participem da Maratona Tech.
28/05/2024 - 16:40

As inscrições para a 4ª Maratona Tech, considerada a maior competição tecnológica entre escolas no Brasil, que começaram no último dia 20 de maio, encerram em 4 de agosto. A ação, organizada pela Associação Cactus e Movimento Tech 2030, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). Na última edição da competição (em 2023) o engajamento das escolas estaduais do Paraná rendeu ao estado posição de destaque entre aqueles com maior número de participantes (203 mil alunos).

Além da chance de figurar, novamente, entre os estados com maior número de estudantes, o Paraná será sede da cerimônia de premiação da Maratona Tech, prevista para o dia 27 de novembro, em Curitiba. No encerramento, os vencedores serão premiados com medalhas, notebooks, viagens, cursos e imersões tecnológicas em grandes empresas.

"Eventos como a Maratona Tech não somente viabilizam o preenchimento de vagas de emprego que farão parte da sociedade futura, mas também capacitam os estudantes no conhecimento e acesso às oportunidades no mercado da tecnologia", afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.

INSCRIÇÕES – A inscrição na Maratona Tech 2024 deverá ser feita por professor(a), ou docente, representante da escola, por meio do preenchimento do Portal Olímpico Cactus. A escola deverá informar o respectivo código MEC/INEP, o qual será considerado seu número de identificação junto à Maratona Tech em todo o processo. As escolas com mais de uma filial e com códigos MEC/INEP diferentes deverão inscrever-se por código e não por rede. Após o cadastro no Portal, será enviado um e-mail de confirmação da inscrição.

A Maratona Tech será dividida em 3 etapas:

Fase 1 – Prevista para acontecer entre os dias 12 de agosto e 15 de setembro. Nesta etapa, os desafios (normalmente cases que demandem o desenvolvimento de soluções tecnológicas) serão lançados, por parte dos professores, ao estudantes. As equipes deverão explorar tecnologias para apresentarem a resolução dos problemas propostos. Por fim, os estudantes que se destacarem serão selecionados para representarem suas escolas na segunda fase da competição.

Fase 2 – Desenvolvida entre os dias 30 de setembro a 13 de outubro, a segunda fase desafiará o conhecimento dos alunos, por meio da proposição de quizzes educativos, cujas respostas corretas renderão pontos. Os estudantes que alcançarem melhores pontuações vencerão a competição.

Fase 3 – Transmitida ao vivo, do Estado do Paraná para todo o Brasil, a cerimônia de premiação da Maratona Tech celebrará os vencedores que receberão prêmios pelo bom desempenho.

Acesse AQUI mais informações e o cronograma completo da Maratona Tech.