Estande do IDR-Paraná na 48ª Expo Umuarama teve mais de 2 mil visitantes

O instituto realizou diversos eventos de capacitação de produtores, além de mostrar algumas alternativas de exploração da propriedade no espaço conhecido como Fazendinha. A feira, promovida pela Sociedade Rural de Umuarama, mostrou aos visitantes o potencial econômico do município e do Noroeste do Paraná.
Publicação
20/03/2023 - 18:00

Confira o áudio desta notícia

Cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes e público em geral, passaram pelo estande do IDR-Paraná durante a 48ª Expo Umuarama, que terminou no domingo (19). A feira, promovida pela Sociedade Rural de Umuarama, mostrou aos visitantes o potencial econômico do município e do Noroeste do Paraná. O instituto realizou diversos eventos de capacitação de produtores, além de mostrar algumas alternativas de exploração da propriedade no espaço conhecido como Fazendinha.

Neste ano o Turismo Rural ganhou as atenções. O IDR-Paraná divulgou diversos empreendimentos turísticos regionais: a Rota do Queijo Paranaense e a Rota da Lavanda, circuitos já consolidados no Estado.

No último sábado, o XX Encontro de Mulheres reuniu mais de 300 participantes num dia de aprendizado técnico e pessoal para as agricultoras. A agroindústria também teve destaque durante a feira. O IDR-Paraná retomou a Feira de Sabores, com a participação de vinte empreendedores de Umuarama e região, que tiveram a oportunidade de divulgar a diversidade da sua produção.

O IDR-PR e a Cocamar mostraram aos visitantes o processo de proteção de nascentes, ação desenvolvida em parceria no projeto Água Limpa. Na região de Umuarama já foram protegidas 25 fontes. Os extensionistas montaram um estande com todas as etapas do trabalho. Segundo os organizadores, a iniciativa foi uma forma de conscientizar o público a respeito da importância de manter as nascentes livres de contaminação.

Durante o Seminário da Cultura Mandioca, realizado pelo IDR-Paraná na semana passada, especialistas do setor informaram que a região de Umuarama deve se tornar a maior produtora do tubérculo, superando Paranavaí e Cianorte. De acordo com os levantamentos, a área ocupada pela cultura deve aumentar em até 20% em relação à safra 2021/2022.

Além da mandioca, o cultivo de frutas também mobilizou produtores durante a feira. Cem agricultores participaram do Seminário de Fruticultura que mostrou algumas alternativas de cultivo como goiaba, laranja, caqui e abacate. Os técnicos destacaram a importância do bom manejo das áreas plantadas para produzir frutas de melhor qualidade.

Outra ação de destaque do IDR-Paraná, em parceria com o Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, foi a distribuição e soltura de balões biodegradáveis com sementes de 16 espécies de árvores nativas da região. A ação envolveu crianças da rede municipal de ensino de Umuarama e da região. Foram soltos três mil balões, com cinco sementes cada, de forma simbólica. Os visitantes também receberam os balões ao longo da feira para que sejam soltos em sua propriedade.

VISITA DO GOVERNADOR – Então governador em exercício, Darci Piana visitou a feira nos primeiros dias. Ele destacou a importância do agronegócio para o Paraná. O Estado é o maior produtor de proteína animal do Brasil e neste ano também deve bater o recorde ne produção da safra de soja. O agronegócio é responsável por mais de 30% do PIB estadual.

EXPO UMUARAMA – Segundo os organizadores da Expo Umuarama, a feira deste ano teve um público de 290 mil pessoas. Foram movimentados R$ 60 milhões em novos negócios.

GALERIA DE IMAGENS