Estado vai fortalecer presença no Festival de Música de Londrina

Secretário da Comunicação Social e Cultura recebeu representantes do evento e disse que o festival preconiza um modelo que o governo começa a desenvolver, com a descentralização das ações nesta área. Mais antigo do Paraná, o evento terá sua 39ª edição nos dias 10 a 25 de julho.
11/04/2019 - 17:50

O Governo do Estado vai ampliar o acesso da população às ações culturais, afirmou o secretário de Estado da Comunicação Social e Cultura, Hudson José, nesta quinta-feira (11), em Londrina. O secretário recebeu integrantes do Conselho Deliberativo do Festival Internacional de Música de Londrina, que apresentaram a proposta do evento deste ano. Em sua 39ª edição, o Festival inclui, além de apresentações, oficinas com cursos e capacitações.

O Festival já conta com a parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Temos total interesse em participar de uma forma mais efetiva do festival, que é importante para a cultura do Paraná”, afirmou o secretário. De acordo com ele, a presença do Estado deve ser fortalecida. O secretário destacou, ainda, que o Festival de Música de Londrina preconiza um modelo que o Governo do Estado está começando a desenvolver, com a descentralização da cultura.

A superintende da Cultura do Paraná, Luciana Pereira, lembrou que o projeto do Festival de Música pode ser enquadrado no Profice - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura. “O projeto está dentro das diretrizes do governo. Ele tem história. Somente uma iniciativa com força e tanta gente envolvida tem tanto tempo de duração”, afirmou Luciana. Ela ressaltou que o Governo do Estado pretende apoiar programas e ações que deixam marcas na região onde estão inseridos.

POSITIVA - O presidente da Associação dos Amigos do Festival de Música de Londrina, Marcelo Camargo, lembrou que a reunião com o secretário da Comunicação Social e Cultura estava marcada para o fim do mês e pode ser adiantada com a transferência da sede administrativa do governo para o município. “A conversa foi muito positiva e importante no sentido de unir esforços para fomentar a cultura e realizar o festival deste ano no mesmo padrão das edições anteriores ou até mesmo com um padrão maior”, afirmou.

FESTIVAL - Mais antigo do Paraná, o Festival Internacional de Música de Londrina terá sua 39ª edição nos dias 10 a 25 de julho. A previsão é alcançar cerca de 40 mil pessoas. Para garantir as atividades, quatro instituições fazem parte do Conselho Deliberativo: Secretaria Estadual da Comunicação e Cultura, a Secretaria Municipal da Cultura, Universidade Estadual de Londrina e a Associação dos Amigos do Festival de Música de Londrina, que faz a gestão e a administração dos eventos.

O festival apresenta a diversidade da música brasileira, com o intuito de fazer a promoção artística e cultural, valorizando a diversidade cultural brasileira. Neste ano estão previstos 40 cursos, além das apresentações. Do total de inscrições, 75% são gratuitas e destinadas a comunidades carentes. Foram organizados cursos, atividades de curto tempo (workshops), cursos longos com duração  de dez dias e simpósios e até o quinto encontro Nacional de compositores.

Também participaram da reunião a diretora pedagógica do Festival, Magali Kleber; o vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina, Décio Sabbatini, e o secretário municipal de Cultura de Londrina, Caio Júlio Cesaro.

TEATRO - O secretário também recebeu a equipe do Festival Internacional de Teatro de Londrina e afirmou que a marca da gestão é o diálogo para disseminar a cultura pelo Estado. “Só podemos realizar ações depois de discutir as demandas. A estrutura da área cultural do Governo do Estado é forte na capital e queremos levar as ações para outras regiões, sempre integrado ao potencial e valores locais”, disse Hudson José.