Estado vai construir dois Ambulatórios Médicos de Especialidades na RMC

Os terrenos onde serão construídos os ambulatórios já estão disponíveis. Os dois Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME’s) serão construídos em Colombo (para atendimento a Região Norte) e outro em São José dos Pinhais (Sul).
Publicação
14/08/2021 - 10:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou nesta sexta-feira (13) de um seminário realizado pelo Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) e anunciou a construção de dois Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME’s), um em Colombo (para atendimento a Região Norte) e outro em São José dos Pinhais (Sul), na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

“A Região Metropolitana soma quase 2 milhões de paranaenses, que precisam de atendimento especializado. Atualmente cerca de 10 mil atendimentos são realizados por mês para esta população. O governador Ratinho Junior decidiu pela proposta dos AME’s como política pública de saúde, para que essas duas novas unidades ofertem até 30 mil consultas por mês, triplicando o serviço que já está disponível”, afirmou Beto Preto.

O secretário informou ainda que os terrenos onde serão construídos os ambulatórios já estão disponíveis. “Os espaços físicos já foram doados pelas respectivas prefeituras e agora estamos trabalhando nesses projetos de maneira muito séria, para que essa ideia saia do papel e beneficie a população da RMC”, disse. 

Prefeito de Almirante Tamandaré, e presidente do Comesp, Gerson Colodel reforçou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios. “Trabalhamos para ganhar juntos. Os municípios precisam se unir e atuar em parceria, juntamente com o apoio do Estado, para atender a comunidade da melhor maneira possível”, afirmou. 

VACINAÇÃO – Na ocasião, Beto Preto também comentou sobre os números da vacinação no Paraná, juntamente com as marcas que o Estado tem atingido. “Já mandamos vacinas suficientes para atender mais de 80% da população adulta do Paraná com ao menos uma dose ou dose única, e agora atingimos mais de 77% deste público. Acreditamos que dentro de alguns dias, iremos cumprir com a nossa proposta de vacinar 80% da população acima de 18 anos com pelo menos uma dose”, disse. 

O vice-prefeito de Curitiba, e presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel, elogiou as ações do Estado na vacinação. “Parabenizo ao Governo do Estado pelo trabalho na pandemia, e reforço e asseguro que essa equipe tem nos apoiado a todo o momento. Obrigado por essa parceria com Curitiba, a vacinação está indo bem e tenho certeza que o cronograma do Estado será cumprido atingindo o público de 18 anos até setembro”, acrescentou.

AME – Os AME’s são Pontos de Atenção Secundário Ambulatorial da Rede de Atenção à Saúde composto por equipe multiprofissional especializada, destinada a atender os usuários com condições complexas ou muito complexas, desenvolvendo suas quatro funções: assistencial, educacional, supervisional e de pesquisa.

O AME vincula-se às equipes da Atenção Primária à Saúde – APS dos municípios de uma região, ou território definido, tornando os dois níveis de atenção, progressivamente, em um único microssistema clínico, garantindo uma atenção contínua e integrada, disponibilizando atendimento por equipe multiprofissional especializada e por serviços de apoio e diagnóstico nas Linhas de Cuidado e Especialidades prioritárias do Estado.

Essas unidades ambulatoriais serão gerenciadas pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde, visando otimizar e potencializar os recursos estaduais e municipais, e fortalecer a regionalização das ações de saúde.

PRESENÇAS – Participaram do evento o prefeito de Marilândia do Sul e presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar), Aquiles Takeda Filho; a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o 1º vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeito de Campo Magro, Claudio Cesar Casagrande; o prefeito de Colombo, Helder Luiz Lazarotto; além de demais prefeitos e secretários municipais de saúde.

GALERIA DE IMAGENS