Estado une teoria e prática de forma inédita em curso com residência técnica na Cultura

O projeto promove capacitação para recém-graduados e também para servidores da administração pública que, além do curso de especialização, terão oportunidade de fazer residência técnica na Cultura Paraná.
10/03/2022 - 10:30

O Auditório Brasílio Itiberê, na sede da Superintendência-Geral da Cultura do Paraná, recebeu na manhã da última quarta-feira (09) alunos, docentes, autoridades e servidores para a aula inaugural do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Cultural da Unespar. O que poderia ser apenas uma aula de abertura de uma especialização foi, na prática, um grande marco: essa é a primeira vez que a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná (SECC), Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Unespar se unem em prol de um programa educacional que visa promover a experiência de uma residência técnica para os alunos participantes.

A proposta é que, além da capacitação teórica, a turma deste curso tenha a oportunidade de acompanhar de perto o dia a dia de trabalho nos diversos setores da sede da Superintendência-Geral da Cultura, localizada em Curitiba, e nos espaços geridos pela Superintendência em Curitiba e outros municípios do Paraná. Uma ideia muito parecida com as residências dos cursos de Medicina, por exemplo, que trazem ao estudante uma dimensão real das práticas cotidianas do trabalho.

O curso é voltado para recém-graduados e servidores da administração pública do Estado. Todos os 45 inscritos recebem uma bolsa mensal de R$ 1.900,00 além do auxílio transporte durante o período da especialização, que dura dois anos.

“A especialização em Gestão Cultural da Unespar em parceria com a SECC irá aprofundar ao máximo a capacitação dos alunos porque vincula teoria à prática, enriquecendo a formação dos futuros novos gestores culturais através de um contato real com nossas equipes técnicas”, afirma Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral da Cultura. “Recebemos com muito entusiasmo nossa primeira turma de residentes para transmitir a eles o máximo de experiência e conhecimento possível”.

Para a superintendente, o foco na descentralização do trabalho entre os municípios ao redor do Paraná é uma diretriz do governo estadual levada a sério na Cultura. “Nossa intenção é, desde o início da nossa gestão, fortalecer culturalmente o Paraná não apenas na Capital, que historicamente concentra o maior número de espaços e mercado, mas no Estado como um todo. Tenho certeza que com essas ações nós estamos estimulando concretamente o fortalecimento do setor em todas as regiões e vamos colher bons frutos no futuro”, pontua.

A descentralização do curso é efetivada por meio de aulas na modalidade Ensino à Distância (EaD), com apoio da Universidade Virtual do Paraná (UVR). Os participantes distribuídos pela Capital e por outras cidades do Estado assistem semanalmente as aulas da especialização e, em paralelo, acompanham de perto o cotidiano da gestão cultural pública nos espaços onde realizam suas residências técnicas.

No total, o programa reúne uma turma de 45 alunos cursando a especialização e fazendo residência técnica em Curitiba, Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Jacarezinho e Apucarana. O curso e a residência técnica são coordenados por Marila Anibelli Vellozo e Kety Carlos De March.

RESIDENTES – A artista visual e designer Barbara Haro soube do edital da pós-graduação com residência técnica da Unespar através de amigos, a partir da divulgação da universidade. Desde o início de março, Barbara está em residência técnica no setor de Comunicação & Design na sede da Superintendência da Cultura, em Curitiba. Para ela, a proposta de unir o ensino teórico com a prática nas residências é a forma mais precisa de adquirir conhecimento.

“Durante a minha graduação fiz estágio no Museu Casa Alfredo Andersen, o que influenciou muito a minha percepção de arte e gestão cultural e foi um ponto crucial na minha formação”, conta. “Minha expectativa quanto ao programa é ter a oportunidade de me envolver em projetos culturais e aprender com as trocas e experiências que surgem no convívio com outros funcionários e residentes”.

Salete Machado Sirino, reitora da Unespar, afirma que a universidade assumiu uma grande responsabilidade nesse projeto. Não apenas pela seriedade com que tratam o ensino, a pesquisa e a extensão, mas também porque cerca de 20% dos cursos de graduação são para formação na área de Artes. “Entendemos que há uma lacuna para a formação de gestores culturais, para capacitar as pessoas que já atuam nos espaços da cultura, assim como para aqueles que querem ingressar nesta carreira. Trabalhar com a cultura tem os seus desafios. Quem atua nessa área, sabe as dificuldades que são postas a cada dia", afirma.

AULA INAUGURAL – Apresentada pelo professor doutor Humberto Cunha Filho, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a aula inaugural na quarta-feira (09) teve como conteúdo a palestra “Mário de Andrade: um poeta fazendo leis”. A aula foi transmitida pelo canal Cultura Paraná no YouTube para que alunos do curso que estão fora de Curitiba pudessem acompanhar remotamente. O vídeo segue disponível e aberto no canal para acesso de todas as pessoas interessadas no tema.

PRESENÇAS – O evento de abertura contou com a presença de autoridades das instituições envolvidas: o diretor-geral da SECC, Diego Nogueira, representando o secretário da Comunicação Social e da Cultura João Debiasi, e o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona.

Assista AQUI a aula inaugural.

Para mais informações, acesse o site da Unespar.