Estado reforça importância das cooperativas em seminário em Coronel Vivida

O 1° Seminário Sudoeste de Cooperativismo acontece quinta-feira (13). O evento, organizado pelo Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), contou com a participação do secretario de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza.
13/06/2024 - 13:40

A importância das cooperativas na formação e sustentação da agropecuária paranaense foi o destaque do 1° Seminário Sudoeste de Cooperativismo, nesta quinta-feira (13), em Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná. O evento foi organizado pelo Sistema Estadual de Agricultura (Seagri).

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, destacou que o Paraná tem o DNA do cooperativismo. “O Estado é o que é pela capacidade de seu arranjo organizacional, e nisso o cooperativismo tem o protagonismo”, disse. “Somos referência para o mundo em cooperativas e também na agricultura familiar”.

Segundo ele, as grandes cooperativas do Estado, que faturaram R$ 202 bilhões em 2023, já caminham sozinhas, sob a coordenação do Sistema Ocepar. “Mas temos uma segunda onda, uma nova remessa de cooperativas da agricultura familiar, que têm papel fundamental, e elas ainda precisam do apoio do Governo para que se sintam amparadas”, afirmou.

É para estas que o Estado oferece vários programas, como o Coopera Paraná, que já investiu cerca de R$ 90 mil desde 2019 para que aproximadamente 170 cooperativas e associações pudessem se organizar de forma gerencial e em infraestrutura. Também têm foco em organizações da agricultura familiar os programas Banco do Agricultor Paranaense, Compra Direta e Leite das Crianças.

Para o secretário, são importantes a profissionalização e a assessoria gerencial oferecida pelo Estado. “A vida do agricultor não é fácil e não é justo que faça o esforço e parte do lucro seja dispersado em outros caminhos que não os desejáveis”, completou. “Nós, como Estado, estamos comprometidos com essa estratégia do associativismo e do cooperativismo, com essa forma de a agricultura ser rentável”.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná), Richard Golba, reforçou o apoio da extensão rural pública ao cooperativismo. “Não vejo alternativa para a agricultura familiar que não seja por essa forma. Queremos atuar na gestão e prestar nossa assistência, essa é nossa missão”.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, aproveitou a presença de aproximadamente 150 pessoas no encontro, a maioria delas de cooperativas, para reforçar a necessidade de atualização do cadastro de rebanho, que encerra em 30 de junho. “Esse é um compromisso para manutenção do nosso status de livre de febre aftosa sem vacinação”, disse. Também solicitou o apoio para que o vazio sanitário da soja seja observado, retirando todas as plantas vivas do campo.

O secretário Natalino Avance de Souza também participou do 4° Encontro Regional de Líderes Rurais organizado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), em Guarapuava.

PRESENÇAS – Estiveram no evento o diretor técnico da Seab, Benno Doetzer; o diretor de Extensão do IDR-Paraná, Diniz Dias d'Oliveira; o coordenador do Programa Coopera Paraná, Jeferson Meister; a chefe do Núcleo Regional da Seab em Pato Branco, Leunira Viganó Tesser; a chefe do Núcleo de Francisco Beltrão, Denise Adamchuk; o gerente regional da Adapar em Pato Branco, Pedro Tondo; a gerente regional do IDR-Paraná em Pato Branco, Rosane Dalpiva Bragatto; o prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto; o diretor da Ocepar, Clemente Renosto; e o presidente da Unicafes, Ivoni Fernandes.