O Programa Parana Cidadão voltou às atividades para levar serviços gratuitos à população. O retorno aconteceu em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, com o registro de 1.630 atendimentos.
Os serviços gratuitos de diversas áreas foram ofertados no município, em um único local, na semana passada. A coordenação do Paraná Cidadão é da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), que articula ações e estabelece parcerias com órgãos e entidades municipais, estaduais da sociedade civil.
“Promovemos um verdadeiro mutirão de inclusão e cidadania, facilitando o acesso à serviços essenciais”, afirmou o secretário Ney Leprevost.
A comunidade de Balsa Nova teve acesso à emissão de documentação pessoal, à inscrição para a tarifa social de água e luz, orientação jurídica, atendimento a pessoas idosas e com deficiência, intermediação de vagas de emprego, por meio do cadastramento de currículos, e ofertas de cursos de qualificação.
A técnica em administração Priscila Romão conseguiu fazer o RG dos dois filhos, Mateus e Gabriel, de 12 e 14 anos, e ainda aproveitou a feira para esclarecer dúvidas junto à Sanepar. “Esse tipo de oportunidade é maravilhosa. A gente ganha tempo e consegue resolver problemas que demorariam muito se fosse de outra forma”, afirmou Priscila.
PAUSA NA PANDEMIA – O projeto foi suspenso em março do ano passado, após etapa no município de Abatiá, no Norte Pioneiro, em função da pandemia. Com a melhora dos indicadores sanitários, a Sejuf conseguiu retomar o contato com a população, sempre respeitando as medidas sanitárias adotadas em cada município.