Estado publica cartilha para ampliar alcance de programas para agricultura familiar

Edição online pode ser acessada no site da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e a versão imprensa será entregue a prefeituras e distribuídas em exposições e feiras. O material mostra quais são os critérios para adesão a cada um dos programas, quem está apto a participar e como fazer para se credenciar.
Publicação
01/04/2024 - 11:00

Confira o áudio desta notícia

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) divulga de forma online e em edição impressa uma cartilha com orientações práticas sobre os programas do Estado voltados à agricultura familiar. Os impressos serão distribuídos para produtores rurais em eventos como feiras e exposições agropecuárias, entregues a prefeituras e unidades regionais do Seagri. A edição online pode ser acessada AQUI.

“Para promover um meio rural rico e uma agricultura competitiva, presente nos mercados nacional e internacional, o contato entre o governo, prefeituras, entidades representativas da agropecuária, trabalhadores do campo e parceiros da iniciativa privada é fundamental”, destaca o documento.

A cartilha Programas de Apoio à Agricultura Familiar tem exatamente essa função. Nela é possível encontrar uma descrição objetiva de programas que ajudam a ampliar a rentabilidade no meio rural, as oportunidades de negócios, o cooperativismo, a infraestrutura, a conservação do solo, o uso consciente dos recursos naturais, os cuidados com o meio ambiente e a segurança alimentar e nutricional.

Entre os programas apresentados estão o Banco do Agricultor Paranaense, instrumento que possibilita ao Estado conceder subvenção econômica, na modalidade de equalização de juros, em financiamentos a produtores rurais; RenovaPR, que apoia a geração de energia a partir de fontes renováveis com a confecção de projetos por empresas cadastradas pelo IDR-Paraná; e o Compra Direta Paraná, que adquire gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, que entregam diretamente à rede socioassistencial do Estado.

O material também mostra quais são os critérios para adesão a cada um dos programas, quem está apto a participar e como fazer para se credenciar. Por fim, um QRCode possibilita consulta à página do programa no site da Seab.

GALERIA DE IMAGENS