O Governo do Estado recebe nesta quarta-feira (23), às 9h, o palestrante internacional Gil Penalosa, doutor honoris causa pela Faculdade de Planejamento Urbano da Universidade da Suécia, para uma palestra sobre urbanismo e desenvolvimento sustentável de cidades. A palestra será no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, em Curitiba. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.
O colombiano Penalosa é fundador da 8 80 Cities, uma organização internacional sem fins lucrativos no Canadá, que tem como objetivo transformar os espaços urbanos em lugares benéficos para pessoas com 8 ou 80 anos.
“Gil Penalosa tem um discurso de que as cidades mais sustentáveis resultam em um povo mais feliz. Será uma palestra muito inspiradora para profissionais de urbanismo, arquitetos e para quem gosta de sustentabilidade de maneira geral”, destacou o articulador de parcerias para a Agenda 2030 pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), Filipe Braga Farhat.
- App de georreferenciamento dos municípios é destaque em evento internacional
-
Estado quer ampliar prazo para municípios adequarem ou revisarem Planos Diretores
O evento é organizado em parceria pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), Prefeitura de Curitiba e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Gil Penalosa foi listado entre os 100 Urbanistas Mais Influentes da Planetizen e recebeu o Distinguished Annual Individual Award da World Urban Parks na Austrália. Ele teve participação em ações relacionadas a urbanismo em mais de 350 cidades ao redor do mundo. Atualmente, seu trabalho está voltado ao pós-pandemia, no desenvolvimento de cidades vibrantes e comunidades saudáveis para todos, independentemente da idade e origem social, econômica ou étnica.
Sua atuação já promoveu benefícios em áreas como saúde pública, meio ambiente, mobilidade e desenvolvimento econômico.
Penalosa tem desenvolvido projetos com foco no uso de parques, ruas e calçadas como grandes locais públicos; e na mobilidade sustentável, apostando em estratégias para caminhadas, uso de bicicletas e transporte público.