O Governo do Estado promoveu treinamento de noções de primeiros socorros para 49 servidores, estagiários e residentes técnicos lotados na Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo da ação é preparar os profissionais de diferentes áreas e atividades em relação aos cuidados básicos em possíveis situações de emergência no ambiente de trabalho, de forma rápida e segura.
O curso foi ministrado por professores e profissionais do Programa de Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O conteúdo teórico e prático abordou técnicas de reanimação cardíaca e utilização do desfibrilador (equipamento que envia cargas elétricas para normalizar o funcionamento do coração) e o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.
- Projeto da UEL monitora e analisa animais encalhados no Litoral
-
UEM é contemplada com R$ 3,2 milhões em 42 bolsas produtividade do CNPq
Para o assessor da Seti, Lucas de Oliveira Araújo, esse tipo de treinamento é cada vez mais frequentes nas organizações. “O assunto é de extrema relevância e vem se tornando uma prática no Brasil. Com esse treinamento, os profissionais estão capacitados para gerenciar situações de urgência e emergência, inclusive no convívio familiar, até que a equipe de socorro se desloque para o atendimento devido”, afirma.
A estudante de Administração, Gabrielle Eduarda Montanarin Reis Militao, que atua como estagiária na Seti, destaca o aprendizado prático da capacitação. “Tivemos treinamento com manequins e aprendemos como agir em casos de traumas, afogamentos e reanimação cardiorrespiratória. Depois desse curso, estamos preparados para lidar com situações reais de emergência”, diz.
A expectativa é realizar treinamentos semelhantes a partir do próximo ano, com possibilidade de envolver as equipes de trabalho de outros órgãos da administração pública estadual, direta e indireta.