Com apresentações de startups e maratona de ideias, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), participa entre os dias 10 e 14 de fevereiro do Show Rural Digital. A ação é uma das principais atrações do 37º Show Rural Coopavel, a maior feira agro da América Latina, que acontece em Cascavel, na região Oeste.
O Show Rural Digital vai reunir 160 expositores entre empresas, instituições e startups ligadas ao setor tecnológico, visando a troca de experiências, oportunidades de negócios e fomento da inovação no agronegócio. A SEI participa da programação na Arena Paraná, apresentando iniciativas voltadas à inovação e na Arena Hackathon Paraná, com uma competição de desenvolvimento de ideias e soluções.
O secretário da Inovação, Alex Canziani, ressaltou a importância da aplicação de soluções inovadoras dentro do setor agro. “O agronegócio desempenha um papel fundamental no nosso Estado, e a inovação e a tecnologia tem um grande potencial de impactar e transformar o setor, otimizando a produção, ampliando a sustentabilidade, melhorando a eficiência. Tudo isso pensando em como o agronegócio pode prosperar e contribuir para um maior desenvolvimento social e econômico no Paraná”, afirma.
Um dos destaques será a exposição de empresas aprovadas no programa estadual de incentivo a startups, o Paraná Anjo Inovador, que em dois editais já destinou R$ 37 milhões para startups desenvolverem produtos, serviços e processos inovadores, pensando em solucionar problemas reais em diversas áreas.
Ao todo serão 16 empresas se apresentando nos cinco dias de evento. Umas das empresas a se apresentar será a Jiantan, de Maringá, que criou uma plataforma virtual onde empresas podem pagar para compensar a pegada de carbono gerada por seus produtos e serviços, adquirindo Bônus de Remoção de Carbono (BRC) provenientes do serviço ambiental prestado por agricultores cujas propriedades possuem áreas de mata nativa.
Criada em Toledo, a Cattus também irá expor sua solução que visa o bem-estar de animais domésticos. A startup desenvolveu um banheiro mais confortável e higiênico para gatos e seus tutores. O produto consiste em uma caixa de areia elevada com peneira e uma gaveta acoplada que separam a areia seca e nova da areia úmida, facilitando a limpeza da caixa e criando um ambiente mais favorável para os animais.
A startup curitibana IrriGate irá apresentar um sistema pioneiro de irrigação autônomo para a agricultura familiar. A solução atualmente já é utilizada por mais de 40 produtores, não apenas no Paraná, mas em outros estados e até fora do Brasil, no Uruguai.
Também se apresentam as startups curitibanas Neosilos, Inovação Sustentável, e.feito Social e AeonVR; De Toledo, Pigma Desenvolvimentos e Ipro Gestão e Treinamentos de Toledo; SmartCRM LeadFinder de Dois Vizinhos; Driva de São José dos Pinhais; Mentor iPaaS de Maringá; Mineralle Science de Cascavel; Adsmat de Londrina; Belina Tecnologia de Francisco Beltrão; e CashLocal de Pato Branco.
- No Show Rural, IDR-PR vai orientar sobre aplicação de dejetos de criação nas lavouras
- Show Rural 2025: estão abertas as inscrições para a 4ª Jornada Regiões Turísticas
HACKATHON SHOW RURAL – Outro destaque do evento será a 6ª edição do Hackathon Show Rural Coopavel, maratona de desenvolvimento de soluções para problemas da agroindústria. O evento é organizado pelo Show Rural Coopavel, em conjunto com o Sebrae-PR e conta com o apoio da SEI e da Celepar
A competição acontece nos dias 13 e 14 de fevereiro, na Arena Hackathon Paraná e tem como objetivo promover a criação de produtos inovadores que tragam melhorias para o setor agro, tendo como tema “Nossa Natureza Fala Mais Alto”. A ideia é que profissionais de diferentes áreas se juntem para desenvolver soluções que atendam demandas reais do agronegócio, como plantio, produção, colheita, serviços agrários, industrialização de insumos agrícolas, produção de proteína e grãos, e desenvolvimento de maquinários e soluções em metalmecânica.
As 15 equipes estarão concorrendo a uma imersão em um ecossistema de inovação internacional a ser definido. As três equipes ganhadoras também vão receber mentorias e consultorias dadas pelo Sebrae-PR, oportunidade de participação nos programas de pré-incubação e pré-aceleração de entidades parceiras do ecossistema do Oeste do Paraná e abertura para canais de negócios em grandes ecossistemas nacionais e internacionais.
OUTRAS AÇÕES – Em cada um dos cinco dias do Show Rural Digital, a agenda do evento irá contar com uma temática específica a ser abordada, como Conexão Ecossistema, Cooperativas e Agroindústrias do Futuro, Investing Day e Hack & Sabores.
Na quarta-feira (12), o Governo do Estado apresenta o GovTech Conecta, com participação das secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Ciência e Tecnologia (Seti) e Celepar. Outra atração é o Catalisa Paraná, do Sebrae, que vai fomentar soluções inovadoras para os desafios governamentais.
SHOW RURAL COOPAVEL – O Show Rural Coopavel é uma das maiores feiras de agropecuária da América Latina. Em 2024, o evento contou com um público de 391 mil pessoas e movimentou R$6,1 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras).
Em 2025, serão 600 expositores de empresas nacionais e internacionais de diferentes áreas da cadeia do agronegócio. A expectativa de público é que mais de 360 mil pessoas participem do evento que acontece em um espaço de 720 mil metros quadrados.
Serviço:
Show Rural Coopavel 2025
Data: 10 a 14 de fevereiro
Local: Rodovia BR-277, km 577 - Cascavel
Horário: 8h às 18h
Entrada e estacionamento gratuitos