No dia Nacional do Bombeiro, comemorado nesta sexta-feira, 2 de julho, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, prestou homenagem aos profissionais na Corporação no Paraná. As mensagens ressaltaram a importância do trabalho para a sociedade e a dedicação dos profissionais em situações de risco, que salvam vidas.
“Os bombeiros paranaenses são verdadeiros heróis para a população. Por isso, o Governo do Estado não mede esforços para dar todo suporte, a fim de que desempenhem suas funções de maneira exemplar e eficiente”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.
Além de combater incêndios, uma das missões mais conhecidas, os profissionais também fazem resgate de pessoas em situação de risco, têm papel fundamental no atendimento médico de emergência através do Siate. Também compõem as equipes de guarda-vidas no Litoral e rios e são responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação de diversas campanhas de conscientização sobre temas importantes que envolvem a vida em sociedade, cuidados com fogo e orientações educativas sanitárias.
- Estado e Itaipu assinam convênio para comprar caminhões para os Bombeiros
- PR e SP buscam maior integração para reforçar ações de combate ao crime
O Corpo de Bombeiros, que no Paraná integra a Polícia Militar, também atua na coordenação e no apoio às diversas operações desenvolvidas pelo Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), além das demais funções administrativas dos grupamentos estrategicamente distribuídos no Estado.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Gerson Gross, ressaltou o valor os bombeiros militares para a sociedade. “Os oficiais e praças são nosso maior patrimônio, pois são eles que compõem diretamente a Segurança Pública. Como cidadão paranaense e como comandante, agradeço a todos os profissionais da corporação por arriscarem suas vidas diariamente e fazem do Corpo de Bombeiros o que ele é hoje”, afirmou
SOCORRISTAS – Uma das missões dos bombeiros é a atividade de socorrista do Siate. “Nos atendimentos pelo Siate sempre buscamos a combinação sincronizada de velocidade e eficiência. Os minutos iniciais após um acidente de qualquer natureza são os mais críticos. Portanto, toda ocorrência é marcante. E salvar vidas não tem preço”, afirmou o socorrista, soldado Hildeandro Nunes, que atua no serviço de atendimento há seis anos.
Também soldado, Ricardo Nassao Kikuchi conta que apesar de ter tido influência paterna para seguir a profissão, o que o mantém na Corporação é sentir que faz parte dela. “Além do vínculo que criamos com as pessoas que temos contato diariamente, saber que trabalhamos como um conjunto na engrenagem que faz o Corpo de Bombeiros funcionar é muito gratificante”, disse.
Muitos profissionais têm acontecimentos que marcaram a carreira. Para o cabo Fagner Breda de Lara, a ocorrência mais marcante foi o salvamento de uma criança em uma grave colisão de veículos. Ele conta que sua maior motivação para continuar na carreira é saber que o seu serviço diário é uma das formas mais puras de fazer o bem. “Sempre busco fazer o melhor para atender o próximo, independente da ocorrência ou da pessoa”, afirmou.
- Integração é fundamental para combater o crime na fronteira, diz secretário
- Corpo de Bombeiros do Paraná recebe simulador para treinamentos virtuais
Há 27 anos no Corpo de Bombeiros, 25 deles no Siate, o sargento Altair Batista também relembra uma das ocorrências em que atuou. “A situação envolveu a colisão de um carro com uma árvore e um ônibus. O veículo, com quatro pessoas, foi prensado pelo ônibus. Depois de toda a mobilização da equipe e da análise do melhor a ser feito, conseguimos retirar os quatro ocupantes com vida”, destacou.
VALORIZAÇÃO – Os bombeiros do Paraná estiveram entre os primeiros do grupo de segurança pública a serem imunizados contra a Covid-19. Eles atuam no atendimento ou transporte de pacientes, em resgates e atendimento pré-hospitalar, diretamente nas ações de vacinação e na vigilância do cumprimento das medidas de combate à pandemia.
No dia 6 de maio deste ano, em mais um gesto de valorização, o Governo do Estado publicou um decreto de quebra de interstício (período entre uma promoção e outra) para os policiais e bombeiros militares paranaenses, sendo liberadas centenas de promoções às praças em abril. Até o final do ano, mais profissionais deverão ser promovidos.